Professor do século 21

Geneviève Jacquinot, da Universidade Paris VIII, para quem, L'educommunicateur n'est pas un enseignant specialise charge du cours d'educations aux medias, c'est un enseignant du 21 eme siecle, que integre lês differentes medias fans ses pratiques pedagogíques. Tradução Livre: O Educomunicador não é um professor especialista encarregado das aulas de educação em mídia, é sim um professor do século 21, que integra os diferentes meios de comunicação às práticas pedagógicas.

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BIBLIOLINKOTECA

Bibliolinkoteca

role o cursor 

As fichas de fundo amarelo a seguir são uma espécie de introdução à blibliolinkoteka de educomunicação.



Ideias basilares da Educomunicação em SOARES

•       A colaboração: a ação dialógica que só se realiza entre sujeitos
•       União: fundamental para a consciência de classe ou de grupo
•       Organização: momento de aprendizagem em que se busca transformar
•       Síntese cultural: instrumento de superação da cultura



Educomunicação  em Soares implica em buscar:

•       Descentralização de vozes;
•       A dialogicidade;
•       A interação;
•       As relações devem buscar equilíbrio e harmonia em ambientes onde convivem diferentes atores, não apenas no mundo tecnológico, mas em todas as esferas.
•       É fundamental pensar na qualidade das relações interpessoais do processo, visto que não podemos desconsiderar que, antes de tudo, temos seres humanos que estão interagindo.



Ecossistema educomunicativo em Jesus-Martín-Barbedo

Articulou o conceito de ecossistema comunicativo, não apenas conformado pelas tecnologias e meios de comunicação, mas também pela trama de configurações constituída pelo conjunto de linguagens, representações e narrativas que penetra nossa vida cotidiana de modo transversal


Ecossistema em SOARES

•       É entendido nas suas ações, da perspectiva da gestão comunicativa;
–      “a organização do ambiente;
–      A disponibilidade dos recursos;
–      O modus facendi dos sujeitos envolvidos;
–      O conjunto das ações que caracterizam determinado tipo de educação comunicacional” (Soares, 2002)

Ecossistema segundo Baccega

O ecossistema comunicativo “nos impregna a todos e o carregamos conosco em nossas atitudes, em nossos comportamentos, em nossos valores em nossas decisões” (Baccega, 2002).



Gestão na comunicação em SOARES

·       “Gestão da comunicação em espaços educomunicativos”

·       professor – gestor

·      Comunicação: planejada, administrada e avaliada.


Educom na sala de aula.
O que nós estamos propondo e estamos vendo: que o melhor caminho de fazer o 
espírito crítico é fazer  que a criança produza, examine a própria produção, e crie 
critério de avaliação sobre a própria produção. Aí o professor vai ajudar o aluno a 
produzir os indicadores: 
Indicadores – referem-se a perguntar aos alunos após realizarem alguma peça 
se eles:
•Acham que ficou bom ou ruim?
•O que pode ser feito para melhorar?
•Durante o processo alguém mandou em alguém?
•Isso criou um espaço de diálogo?

Com esta prática eles vão ficando aguçados e vão criando os critérios de 
percepção da mídia.


Após isso criticarão, naturalmente, a grande mídia.

           (Fala transcrita de Ismar Soares – I Educom Sul – Santa Maria – RS-2012)


A partir daqui começa a bibliolinkoteca. Aproveite.



Bibliolinkoteca de Educomunicação



  A
  A primeira letra do alfabeto de nossa bibliolinkoeta é: 
    A =  Educomunicação

Aqui você encontra:
anais de encontros/seminários/simpósios,
livros,
vídeos,
filmes,
 textos em links,
 siga os ícones:


    
 sempre role o cursor
         



Obs.: esta bibliolinkoteca está sempre com fome, favor enviar sua contribuição pelo contato acima.


As temáticas estão organizadas em ordem alfabética. São elas:
A Educomunicação, bibliotecas digitais, cidadania, colaborativismo, cultura, dialogicidade, ecologia, ecossistemas comunicativos, epistemologia, dialogicidade, educação integral, gestão, etnia, gênero, jogos e games, linguagens.


A Educomunicação                               


 

Novo portal de publicações da ABPEducom aqui.

O Portal de Publicações da ABPEducom promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.
Todas as obras disponibilizadas são avaliadas por pareceristas externos e licenciadas sob Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0).
Para mais informações, acesse o site da ABPEducom.


Revista:  COMUNICAÇÃO & EDUCAÇÃO - mais de 20 anos  ##ECCA-USP## 

VERSÕES DIGITAL E IMPRESSA

Imagem para capa da revistaA Revista Comunicação & Educação possui como missão, basicamente, evidenciar que: os meios de comunicação estão nas salas de aula, quer das escolas que possuem um aparato tecnológico de primeira linha (escolas e clientela de nível sócio-econômico A), quer naquelas que muitas vezes são classificadas como "carentes" (escolas e clientela de nível sócio-econômico C, D e E); os meios de comunicação estão presentes no cotidiano das pessoas e nelas introjetados, de tal modo que, onde houver seres humanos, os meios estarão presentes; a partir dessas premissas, compete ao educador conhecer e utilizar os meios, com vistas à consecução de objetivos didático-pedagógicos previamente definidos nos planejamentos escolares; para tanto, professores e educadores precisam ser informados
Leia mais.






Educomunicadores

Gracia Lopes e o Cala Boca Já Morreu

Gracia Lopes
Histórias de origem do Educom em SP.
(...) Na verdade parte desta história de origem começa em 1995, quando o Instituto Gens, empresa de assessoria e consultoria em Educação e Comunicação fundada em 1988 pela Grácia e o filósofo Donizete Soares, fez uma parceria com a Rádio Cidadã, uma emissora comunitária do bairro Butantã em São Paulo.
Neste projeto foram produzidos programas de rádio com um grupo de crianças, 10 meninos e meninas, de várias escolas. 

Nas palavras da Grácia: “Esse grupo de crianças fazia entrevistas entre si, entrevistas com ouvintes que ligavam para a emissora e gradativamente começavam a fazer entrevistas com especialistas das mais diversas áreas: da política, da saúde, da cultura em geral; eles acabaram dando entrevistas para os meninos. Então devagarinho esses meninos passaram a conseguir conversar sem ter texto decorado, com especialistas. E em menos de seis meses o projeto acabou se configurando e sendo conhecido por toda mídia, que ficou surpresa de ver a capacidade de um grupo de meninos leigos, entre sete e doze anos, darem conta de todas as esferas de um programa de rádio (…)“ Leia mais aqui.



II EDUCOM SUL - Ijuí. Anais aqui. Evento: UNIJUI & ABPEducom.

VI ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCOMUNICAÇÃO, III EDUCOM SULVI Encontro Brasileiro de Educomunicação e III Educom Sul em Porto Alegre, 10,11 e 12 de junho/2015, na PUC-RS. Participe!

V Encontro Brasileiro de Educomunicação:
PROGRAMAÇÃO. Evento: USP & ABPEducom
V Encontro Brasileiro de Educomunicação

Realizado na FAPCOM, em São Paulo, nos dias 20 e 21 de setembro de 2013. Durante o debate realizado na mesa redonda intitulada "Educomunicação nas políticas públicas de Educação".
V Encontro Brasileiro de Educomunicação.Youtube.



No vídeo acima o Profº Dr. Ismar de Oliveira Soares, Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, faz uma breve avaliação sobre o V Encontro Brasileiro de Educomunicação, realizado nos dias 19 e 21 de setembro na FAPCOM, em São Paulo/SP. Confira e construa-se.





No vídeo acima o Diretor de Orientação Técnica (DOT) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Fernando José Almeida, exalta o papel central da educomunicação para o sucesso do projeto de reformulação curricular nas escolas municipais de São Paulo. Fala sobre a tecnologia no interior do currículo. Conexão entre disciplinas e sala de leitura, envolvendo inicialmente inglês educação física e arte, mas não somente estas.
Um projeto de educomunicação integrado durante os 9 anos do fundamental. Ao final deverá haver produção dos alunos publicizada, para compartilhar, efetivando a autoria do aluno.



Fala da Profª Drª Marília Franco sobre o uso das mídias na educação. Nela, a professora comenta sobre os inúmeros recursos midiáticos disponíveis na rede e aponta que só a presença do recurso em si não é suficiente, mas é necessário que o professor crie o momento adequado para o uso das mídias para que elas façam, de fato, sentido para o aluno e para o processo educativo. Confira.



Entrevista com a Profª Drª Marília Franco concedida ao grupo paREDES BRancas no V Encontro Brasileiro de Educomunicação.
Interessante fala da professora: a mídia não tem que ter a idéia de que ela tem que cumprir um papel pedadagógico. Ela tem que ter a consciência de que ela cumpre um papel pedagógico. A mídia e a educação  tem o pressuposto de transformar as pessoas.
Entenda melhor. Confira e construa-se.



 entrevistas youtube.

IV ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCOMUN ICAÇÃO - ECA/ABPEducom
   
Jornalista Cristina Parente, com formações na área da comunicação & educação. Entre outras atividades coordena o blog Mídia e Educação.
Percebe-se que a ideia da entrevista é registrar o trabalho da entrevistada. Confira e construa-se.
Interessante relato sobre educomunicação em escola através de inicialmente jornal mural na escola e posteriormente espaço no jornal da cidade.
Auto-estima do aluno, percepção crítica da mídia, a vontade do aluno de começar a produzir,  produzir para ser lido, aumento dos leitores da produção do aluno.
Quando a tecnologia se torna mais facilitada, gera a necessidade de um debate sobre ética, direito autoral, privacidade, estatuto do adolescente, informação de melhor qualidade. Educação de forma analítica.
Interessante para entender estas questões (e outras mais) e possibilidades de aplicação dentro da sala de aula.

Profª Drª Rosane Rosa, Vice-presidente da ABPEducom / UFSM, RS.
Percebe-se que a idéia da entrevista é registrar o trabalho da entrevistada. Confira e construa-se.
Fala sobre sua trajetória na construção do perfil do comunicador, educomunicação, educomunicação na graduação, educomunicação no mestrado, possibilidade de trabalho com a diferença, diversas linguagens nas oficinas para alunos. Educomunicação: refletir, pesquisar, atuar, avaliar.

Parte 1.

Jornalista Alexandre Sayad. Secretário da Rede CEP - Comunicação, educomunicação, participação.
Percebe-se que a ideia da entrevista é registrar o trabalho do entrevistado. Confira e construa-se.
Fala sobre diversas situações em que ocorre educomunicação na sociededa e a importância da teoria.
São colocações da entrevista: difícil existir comunicação de qualidade sem educação. Rede CEP. Educomunicação como: ganho escolar em políticas públicas, macrocampo no MEC. Educomunicação na graduação. 
Educomunicação como sinônimo de experimentação e criatividade. 
Olhar da universidade, sociedade civil e governo tem políticas que podem conversar. 
Práticas fruto de estudos. Ouça sobre estes assuntos, confira e construa-se.

Parte 2.
Jornalista Alexandre Sayad. Secretário da Rede CEP - Comunicação, educomunicação, participação.
Percebe-se que a ideia da entrevista é registrar o trabalho do entrevistado. Confira e construa-se.
Assuntos como: a escola que ignorar a força da comunicação, em pleno século 21, está destinada a perder importância na vida de seu estudante.
Educomunicação no Colégio Bandeirantes em São Paulo.
As escolas chamam porque precisam mudar sua grade. É um movimento que ele não tem volta.
Ensino médio com educomunicação na grade, não no contra-turno.
Rede CEP  e seus afazeres.
Acordo de Cooperação MEC, Itamarati e UNESCO.
Perfil de Educomunicação é unir dois universos com "times" tão diferentes. O da educação e o da comunicação. Confira e construa-se.



Anais do 4º Simpósio de Educação e Comunicação
. Pelo menos dois artigos do 4º Simpósio de Educação e Comunicação abordam a educomunicação.

http://www.abpeducom.org.br/2014/01/artigos-de-anais-de-simposio-abordam.html
http://geces.com.br/simposio/anais/anais-2013/anais-completo-2013.pdf
educomunicacao2013.blogspot.com/p/apoio.html‎

08/09/2013 - Ismar de Oliveira Soares - Coordenador do Núcleo de ... Prof. Dr. Marcus Tavares, pesquisador e editor da Revistapontocom, Rio de Janeiro, RJ. ...Educomunicação em 140 caracteres: análise do uso da rede social ... A produção audiovisual com, para e por crianças e adolescentes na América latina.


 



Seminário Internacional sobre Novas Tecnologias. TEDESCO, Juan Carlos (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança  incerteza? São Paulo: Cortez, 2004. 

Resultado das discussões travadas no Seminário Internacional sobre Novas Tecnologias, realizado em novembro de 2001, em Buenos Aires, a coletânea organizada por Tedesco enfoca a reflexão sobre o significado social, político, cultural e econômico das transformações engendradas pelas novas tecnologias e traz indagações e relatos de experiências sobre a aplicação destas nas práticas educacionais, seja do ponto de vista pedagógico, seja da perspectiva das políticas públicas. Passada a euforia inicial em relação à expansão das novas tecnologias como promessa de avanço definitivo em relação à democracia e à igualdade social, o contexto político e social do capitalismo global impõe a necessidade de uma reflexão sobre as reais possibilidades de se alcançar o acesso universal à educação de boa qualidade baseado no auxílio das novas tecnologias da comunicação. Sabe-se agora que a distribuição democrática do conhecimento, sendo fundamental para a definição do caráter mais ou menos democrático da sociedade do futuro, depende menos da tecnologia em si do que das decisões sociais e políticas relacionadas a sua utilização. O enfoque tecnocrático cede lugar ao enfoque político. Os artigos presentes na coletânea situam bem as questões de maior relevância referentes às novas tecnologias e sua relação com a educação, destacando os desafios peculiares impingidos pela situação social e política dos países da América Latina, os ritmos temporais próprios das comunidades desses países no que respeita à assimilação cultural das novas tecnologias e as modificações impostas ao papel do professor, com os desafios colocados a sua formação e desempenho num novo contexto tecnológico.
Palavras-chave: seminário nacional, novas tecnologias, educação, inter-relações, políticas públicas.





FILME (VÍDEO) - EDUCOMUNICAÇÃO: O NASCIMENTO-2013. Youtube. Uma história de amor, da relação entre a comunicação e a educação surge após ambos se conhecerem em uma ONG e enfrentarem dificuldades para ensinar ...


Abaixo: Vídeo aula - Educomunicação - Ismar Soares fala da primeira década e segundo momento da Educomunicação no Brasil. Youtube.

Acima Profº Dr. Ismar de Oliveira Soares, Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, faz uma breve avaliação sobre o V Encontro Brasileiro de Educomunicação, realizado nos dias 19 e 21 de setembro na FAPCOM, em São Paulo/SP.

Aqui: várias entrevistas com Ismar em vídeo.  Veiculadas no Youtube.

Vídeo - Educação na Sociedade do Conhecimento. Youtube. Muito interessantes sobre as práticas do professor, e mais...

Vídeo - Uma viagem pla literatura mediatica. Youtube. Interessantíssimo para quem tem alunos ou filhos. Locução em Português.





Célestin FREINET – precursor da prática de comunicação na escola.

Na década de 20 do século XX, Célestin Freinet se encontra num dilema, está convencido da necessidade de mudar o sistema de ensino a que seus alunos e ele mesmo estavam submetidos. Sentia a necessidade urgente de buscar novas soluções, válidas para suas limitações físicas e eficientes para as crianças. Descobriu os ideólogos da “escola nova” (ou “ativa”) e ficou cheio de esperança. No entanto, depois percebeu que suas propostas só eram viáveis para os ricos, para os privilegiados; impossível de ser adaptada para a educação pública de massa. Veja a matéria completa aqui.  .



Paulo FREIRE.
Alfabetizar para ler o mundo. Produzir comunicação sobre o  mundo é produzir o mundo. Comunicação como a mediação para produzir o mundo. Para a Educomunicação as tecnologias não são recursos, não são TICS. São uma mediação cultural que permite que a gente possa ampliar. Para FREIRE: “Não há ensino, há comunicação entre sujeitos”.

Site do Instituto Paulo Freire
http://www.paulofreire.org/cidadania-planetaria/materiais-de-referencia
Materiais de referência: livros, documentos e tratados, artigos, vídeos, links.
Experiências educativas no Brasil e no mundo.
Centro de referência Paulo Freire apresenta: biblioteca do Instituto, biblioteca pessoal.
Unifreire: Revista UniFreire, Boletim UniFreire, Cursos oferecidos, Mapeamento de comunidades freireanas, Pesquuisa, Encontros internacionais do Fórum Paulo Freire, Rede Social UniFreire.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. Tradução de Rosita Darcio de Oliveira. Paz e Terra. http://www.aprendizagempsa.org.br/sites/default/files/biblioteca/.Extensao_ou_Comunicacao. Considerada a primeira teoria sobre comunicação latino-americana.


Mário KAPLÚN. Argentino com cidadania Uruguaia. 


EMISSOR   +   RECEPTOR   =   SE HIBRIDIZAM


Educomunicador, radialista e escritor. Promoveu o conceito de comunicação transformadora em oposição à comunicação bancária.  Inventou o termo “educomunicador” para designar o ator social atuante na interface entre a Comunicação e Educação, sobretudo em atividades sociais, 
 jornalismo comunitário, imprensa alternativa e comunidades periféricas. O termo educomunicador inspirou o nome do novo campo Educomunicação. 
Kaplún: “Conhecer é comunicar”. 


Ilustração: Maricarmen Garcia
KAPLÚN, Mario. EL COMUNICADOR POPULAR. Ilustraciones: Maricarmen Garcia. CIESPAL-CESAP-RADID NEDERLAND. 

Site com material sobre Kaplún: http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista4/perfis%204-2.htm
Principais links
Introdução
Biobibliografia de Mario Kaplún
Comunicador prático
Argentina - Uruguai / 1942-1961
Experiências de Kaplún na televisão
Kaplún: de prático a mestre
Análise sucinta de três obras de Kaplún:
Producción del programas de rádio. El guión la realización

Comunicação entre grupos: El método del cassette-foro

A la educación por la comunicación  - la práctica de la comunicación educativa
A busca de um canal ideal de comunicação
Síntese geral das mais importantes experiências:
Na Venezuela

No Equador

Na Colômbia

Na Bolívia

No Peru
Considerações finais

Bibliografia específica


 Jesús MARTÍN-BARBERO. (Espanhol, colombiano).

Vive na Colômbia desde 1963. É um teórico colombiano, pesquisador da Comunicação e Cultura e um dos expoentes nos Estudos Culturais contemporâneos. É autor do livro Dos Meios às Mediações.
Utiliza-se dos pressupostos invocados pela Escola de Frankfurt e, em parte, pelos Estudos Culturais: "Não existe comunicação sem cultura, nem cultura sem comunicação" . 
O estudo da comunicação não pode ser fragmentado, pois é um processo. Todos os elementos devem ser estudados juntos: emissor, mensagem, canal, receptor... 
Há uma interdependência entre as partes.
No prólogo de uma de suas publicações mais famosas, "Além do Meio e das Mensagens", o comunicador expressa o sentido da Comunicação: "Processo tão natural como respirar, beber água ou caminhar, a comunicação é a força que dinamiza a vida das pessoas e das sociedades: a comunicação excita, ensina, vende, distrai, entusiasma, dá status, constrói mitos, destrói reputações, orienta, desorienta, faz rir, faz chorar, inspira, narcotiza, reduz a solidão e  – num paradoxo digno de sua infinita versatilidade – produz até incomunicação". 

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A Comunicação na Educação. Tradutor: Maria Immacolata Vassallo de Lopes, Dafne Melo. Assunto: Educação, Formação de Professores. São Paulo. CONTEXTO. 2014. SINOPSE.Um dos principais pensadores contemporâneos na área de comunicação.Neste livro, o autor discute questões fundamentais que envolvem a educação (tais como a alfabetização, o papel do livro, o papel da escola), relacionando-as aos temas do universo da comunicação (como a televisão e as novas tecnologias), e estende sua reflexão sobre os desdobramentos que essa relação acarreta para a sociedade. Dialogando com ideias de outros intelectuais de diversas áreas, Martín-Barbero debate variados conceitos, pensando a comunicação e a educação a partir das transformações que se passam no mundo contemporâneo.

Jesús Martín-Barbero – Wikipédia, a enciclopédia livre
pt.wikipedia.org/wiki/Jesús_Martín-Barbero
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo. ... Jesús Martín-Barbero (Ávila, 1937) é semiólogo, antropólogo e filósofo colombiano, nascido  ...
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Travessa.com.br: Livro - Jesus Martin-Barbero
www.travessa.com.br/Jesus_Martin-Barbero/.../F991DC91-643E-4D4E-9...
Jesús Martín-Barbero, um dos maiores teóricos da comunicação na América Latina, espanhol residente desde 1963 na Colômbia, une-se neste livro ao ...
jesus barbero martin na Estante Virtual
www.estantevirtual.com.br/qau/jesus-barbero-martin
Jesus Martin-barbero, 1992, Outros Assuntos, Sebinho Livros Usados de Itu, SP, R$ 18,00. A Comunicação na Educação Jesús Martín-barbero, n/d, Outros  ...
Comunicação na Educação, A - Jesús Martín-Barbero ...
www.editoracontexto.com.br/.../jesus-martin-barbero/a-comunicacao-na-...
Jesús Martín-Barbero é um dos principais pensadores contemporâneos na área de comunicação. Neste livro, o autor discute questões fundamentais que ...
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A contribuição das mediações expostas por Martín-Barbero ...
www2.faac.unesp.br/.../40.Adriana%20Donini_A%20contribuicao%20d...
mediações, conceito que será apresentado por Martín-Barbero no livro De ... Jesús Martín-Barbero nasceu em Ávila, na Espanha, em 1937, e vive na Colômbia.

Entrevista: Jesús Martín-Barbero fala sobre Comunicação e ...
redeglobo.globo.com/.../entrevista-jesus-martin-barbero-fala-sobre-comu...
06/07/2012 - Jesús Martín-Barbero afirma se sentir mais à vontade fora da academia do que

Livros Dos Meios as Mediacoes [2. Edicao] - Barbero, Jesus ...
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Detalhes, opiniões e reviews de usuários e especialistas, fotos, vídeos e mais sobre Livros Dos Meios as Mediacoes [2. Edicao] - Barbero, Jesus (8571082081) ...

Livro Dos Meios Ás Mediações Jesús Martin Barbero - Livros
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Jesus Martin Barbero - E N C I P E C O M
encipecom.metodista.br/mediawiki/index.php/Jesus_Martin_Barbero
Jesus Martin Barbero. De MediaWikiMetodista. Ir para: navegação, pesquisa. Biografia. Jesús Martín-Barbero. Informações. Publicações. Livros, Veja os livros.

Reflexões de Jesús Martín-Barbero sobre a relação ...
salaaberta.com/.../reflexoes-de-jesus-martin-barbero-sobre-a-relacao-com...
26/02/2013 - É autor do livro “Dos Meios às Mediações”. Jesús Martín-Barbero. O texto chamou a minha atenção por ter sido escrito em 2000, porém com  ...

Pesquisas relacionadas a jesus martin barbero livros
jesus martin barbero biografia




BORDENAVE, Juan Diaz


Histórias de origem do Educom em SP.
(...) Na verdade parte desta história de origem começa em 1995, quando o Instituto Gens, empresa de assessoria e consultoria em Educação e Comunicação fundada em 1988 pela Grácia e o filósofo Donizete Soares, fez uma parceria com a Rádio Cidadã, uma emissora comunitária do bairro Butantã em São Paulo.
Neste projeto foram produzidos programas de rádio com um grupo de crianças, 10 meninos e meninas, de várias escolas. 

Nas palavras da Grácia: “Esse grupo de crianças fazia entrevistas entre si, entrevistas com ouvintes que ligavam para a emissora e gradativamente começavam a fazer entrevistas com especialistas das mais diversas áreas: da política, da saúde, da cultura em geral; eles acabaram dando entrevistas para os meninos. Então devagarinho esses meninos passaram a conseguir conversar sem ter texto decorado, com especialistas. E em menos de seis meses o projeto acabou se configurando e sendo conhecido por toda mídia, que ficou surpresa de ver a capacidade de um grupo de meninos leigos, entre sete e doze anos, darem conta de todas as esferas de um programa de rádio (…)“

O que é Comunicação - Juan Bordenave - Livro da coleção ...
www.ebah.com.br/content/.../que-comunicacao-juan-bordenave

Baixe grátis o arquivo O que é Comunicação - Juan Bordenave.pdf enviado por Guilherme no curso de Jornalismo na FASATC. Sobre: Livro da coleção ...
Estrategias de Ensino-aprendizagem - Diaz Bordenave, Juan
www.buscape.com.br › Livros
Livros Estrategias de Ensino-aprendizagem - Diaz Bordenave, Juan 
juan e diaz bordenave na Estante Virtual
www.estantevirtual.com.br/qau/juan-e-diaz-bordenave

Juan E. Diaz Bordenave, 1987, Comunicação, Icaria Livros, RS, R$ 4,90. Comunicacion y Sociedad Juan E. Diaz Bordenave, 1985, Sociologia, Sebo Cultural ...
Resenha o Que é Comunicação Bordenave Grátis Artigos ...
www.trabalhosfeitos.com/topicos/resenha-o-que-é...bordenave/0

o Que é Comunicação Juan Bordenave Grátis Artigos ...
www.trabalhosfeitos.com/topicos/o-que-é...juan-bordenave/0Dados do livro Autor: Juan E. Díaz Bordenave Editora: Brasiliense Edição: 1ª, 1982 28ª reimpressão, 2003 Coleção Primeiros Passos, nº 67 PRÓLOGO O livro  ...

O que é Comunicação - Juan Bordenave.pdf - WordPress.com
sociologiadosmeios.files.wordpress.com/.../o-que-c3a9-comunicac3a7c3... em jornais, revistas, livros, folhetos e cartazes. O rédio estendeu a voz do homem através de montanhas e desertos, até os lares mais humildes e isoiados.

O que é comunicação? - Juan Bordenave | PP & JO ...
ppejo.blogspot.com/2012/02/o-que-e-comunicacao-juan-bordenave.html


juan bordenave biografia
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Abaixo coleção Educomunicação da Editora Paulinas





      
Livros Educomunicação: o Conceito, o Profissional, a Aplicação - Ismar de Oliveira Soares (8535627529)


SOARES, Ismar Oliveira. Educomunicação: o Conceito, o Profissional, a Aplicação. São Paulo. Paulinas, 2011. - (Coleção educomunicação). O livro Educomunicação: o Conceito, o Profissional, a Aplicação coincide com o lançamento, pela Universidade de São Paulo - USP, de uma Licenciatura em Educomunicação. Encontra-se, igualmente, em sintonia com o Programa mais Educação, do MEC, que escolheu a Educomunicação como um dos macrocampos do projeto Ensino Médio Inovador, discutindo caminhos para tornar a educação uma experiência significativa para as novas gerações.

O diferencial está na visão sistêmica do novo conceito, propondo que professores e alunos passem a ser gestores de sua comunicação, sócios de uma mesma empreitada, cúmplices de um mesmo projeto: a ampliação do "coeficiente comunicativo" das ações no âmbito da comunidade escolar.

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CITELLI, Adilson (org). Educomunicação: Imagens do Professor na Mídia. São Paulo : Paulinas, 2012. - (Coleção educomunicação).

                     

Este livro traz um panorama dos modos como os meios de comunicação apresentam os professores do Ensino Básico brasileiro. Para discutir tais perspectivas, oito pesquisadores, entre mestrandos e doutorandos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob a orientação do professor Dr. Adilson Citelli, observaram ao longo de mais de um ano as mensagens que circulavam em variadas mídias, revelando os resultados no conjunto de textos que formam a obra.
Adotando enfoque analítico/crítico, os autores mostram como o jornal, o rádio, a televisão, a publicidade, o cinema constituem as representações dos docentes e, também, como podem incluir desde estereótipos até idealizações pouco ou nada referidas ao cotidiano dos profissionais educadores.
Como parte da Coleção Educomunicação, a obra permite abrir novas trilhas de pesquisa no campo que inter-relaciona comunicação e educação e, ainda, aprofundar a reflexão acerca do papel, da condição e dos mecanismos de representação dos professores no contexto da educação em nosso país.

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CITELLI, Adílson Odair e COSTA Maria Cristina Castilho.(organizadores). Educomunicação: Construindo uma nova área de conhecimento. - São Paulo : Paulinas, 2011. - (Coleção educomunicação).

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CITELLI, Adílson Odair e COSTA Maria Cristina Castilho.(organizadores). Educomunicação: Construindo uma nova área de conhecimento. - São Paulo : Paulinas, 2011. - (Coleção educomunicação).

  

A Educomunicação é uma área do conhecimento que busca pensar, pesquisar e trabalhar a educação formal, informal e não formal a partir de ecossistemas comunicativos. A comunicação deixa de ser vista como fenômeno tão somente midiático, de função instrumental, para integrar dinâmicas formativas e planos de aprendizagem, como ver a televisão e o cinema, ler o jornal e a revista; produzir programas audiovisuais e em mídias digitais. Este livro pretende contribuir para o aprofundamento dos estudos em Educomunicação. Autores que se destacam nesse novo campo do conhecimento escreveram artigos originalmente publicados na revista Comunicação & Educação, único veículo brasileiro a tratar de forma sistemática, ao longo de quase 15 anos, desse tema.


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Baccega, Maria Aparecida  (Outros), Costa, Maria Cristina Castilho  (Outros). Gestão da comunicação - Epistemologia e pesquisa teórica.



    



Esta obra reúne textos elaborados por uma equipe de pesquisadores da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), de reconhecida trajetória no campo da Comunicação e no âmbito ibero-americano das Ciências Sociais. 
Os textos tratam das rupturas epistemológicas, teóricas e metodológicas decorrentes de transformações ocorridas no campo da Comunicação, e propõe a formação de um novo profissional: o gestor da comunicação, que, segundo o professor e pesquisador Guillermo Orozco Gómez, "se libere do deslumbramento tecnológico para ver além das tecnologias concretas. Um profissional capaz de construir um compromisso não meramente instrumental, e sim político-cultural e educativo com a sociedade, com a comunicação e a cultura de seu tempo. Um profissional que não se forme em áreas de estudos compartimentadas, fragmentadas, que obedecem aos imperativos da eficiência mercantil, mas um profissional formado em convergências, em cruzamentos disciplinares e metodológicos, reflexivo e analítico, capaz de integrar, avaliar e, sobretudo, fundamentar suas ações na sociedade e a partir dela". 
Além das propostas e discussões particulares que arejam o pensamento comunicacional, a obra constitui uma aposta na mudança, fortalecendo a convicção de que é possível consegui-la, já que desenha rotas críticas por meio das quais se vai fazendo a realidade. 
O livro é recomendado para profissionais e acadêmicos das Ciências da Comunicação em geral, com ênfase em linguagem e educação, e leitura complementar a várias disciplinas da área comunicacional por sua relevância multidisciplinar.

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GOMES, Guilhermo Orozco.  Educomunicação: Recepção midiática, aprendizagens e cidadania.


                          

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APARECI, Roberto (org).  Para além do 2.0

                     
                   


O livro, Educomunicação, para além do 2.0, é o resultado de um trabalho coletivo organizado pelo professor Roberto Aparici, cujo objetivo é estabelecer um diálogo com os leitores, a fim de que este seja o início de contribuições, discussões e debates sobre a educomunicação, no contexto da cultura digital, para além do 2.0. 
Atualmente as formas da cultura popular estão ligadas às redes sociais, à participação, aos videogames, aos vídeos no YouTube, e paradoxalmente nas salas de aula permanecem os modelos educativos tradicionais herdados da sociedade industrial. A educomunicação nos oferece uma filosofia e uma prática da educação e da comunicação baseadas no diálogo, na participação e na autogestão, exigindo não somente o uso das tecnologias, bem como uma mudança de atitude e de concepções pedagógicas e comunicativas. 
O livro está organizado em três partes temáticas assim distribuídas: "Pioneiros", que traz textos de Daniel Prieto Castillo (Argentina) e Mario Kaplún (Uruguai); a segunda unidade desenvolve o tema da "Interdiscursividade e transdiscursividade na educomunicação", com artigos de Jorge Huergo (Argentina), Delia Crovi Druetta (México), Ismar de Oliveira Soares (Brasil) e Agustín García Matilla (Espanha) e, finalmente, "Educomunicação digital", com contribuições de María Teresa Quiroz Velasco (Peru), Guillermo Orozco Gómez (México), Carlos Eduardo Valderrama (Colômbia) e Alfonso Gutiérrez Martín, José Antonio Cabelas Barroso, Carlos A. Scolari, Joan Ferrés i Prats, Roberto Aparici e Sara Osuna.


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 Alexandre Le Voci Sayad. Idade Mídia - A comunicação reinventada na escola. Editora ALEPF.
Idade Mídia

No início de 2002, os jornalistas Alexandre Le Voci Sayad e Gilberto Dimenstein propuseram ao Colégio Bandeirantes, em São Paulo, um ousado projeto que prometia lidar com uma era que ainda estava por vir: os estudantes teriam autonomia para conceber e executar um projeto de mídia — sua própria revista — e vivenciariam um ano de experiências em comunicação e expressão. Nascia, assim, o Idade Mídia, antes mesmo da febre dos blogs e das redes sociais. Após mais de uma década, renovando-se com a velocidade dos fatos e da comunicação, o Idade Mídia firmou-se como modelo de uma nova educação em que o jovem é ator na construção do aprendizado, dentro e fora do espaço/tempo da escola formal. O livro apresenta a trajetória do programa e revela sua metodologia; traz depoimentos dos profissionais que colaboraram ao longo dos dez anos de sua existência; e conta algumas das belas histórias dos mais de duzentos alunos que levaram as lições da comunicação para as suas vidas.




EM PDF. Vários textos do Prof. Ismar de Oliveira Soares - USP/ABPEducom:/ABPEducom:

www.usp.br/nce/?wcp=/aeducomunicacao/texto,2,46,231‎ diretório. busca. a educomunicação · o núcleo ... Ismar analisa a Educomunicação na América Latina · Aprendaki reúne artigos do Prof. Ismar ·

MAS, AFINAL, O QUE É EDUCOMUNICAÇÃO?
Profº Dr. Ismar de Oliveira Soares.  Coordenador do Núcleo de
Comunicação e Educação da ECA/USP http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/27.pdf

SETE PONTOS: Educomunicação foi destaque na Cúpula    Mundial 

 ...www.comunicacao.pro.br/setepontos/13/cmmca_educom.htm‎
por Prof. Ismar de Oliveira Soares Coordenador Geral do NCE-USP ... Aeducomunicação foi objeto de análise em, pelo menos, três mesas redondas .... e Adolescentes no Rio de Janeiro (Brasil), sendo a primeira vez na América Latina. Nela ...


Prof. Ismar analisa a Educomunicação na América Latina - USP
www.usp.br/nce/?wcp=/aeducomunicacao/texto,2,46,278‎
PROF. ISMAR ANALISA A EDUCOMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA. O último artigo do prof. Ismar de Oliveira Soares sobre educomunicação acaba de ser ...
[PDF] Alfabetização e Educomunicação - USP
www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/89.pdf‎
de I de Oliveira Soares - ‎Artigos relacionados
o uso ou a análise do audiovisual e da produção televisiva no espaço escolar. ....culturais, no Brasil, na América Latina e em outras partes do mundo, vem ... Ver também: SOARES, Ismar de Oliveira, "La Comunicación/Educatión ..... Para aprofessora da Sorbone, existe um quarto caminho: a educomunicação: Há uma.

[PDF] EDUCOMUNICAÇAO: UM CAMPO DE MEDIAÇÕES
200.144.189.42/ojs/index.php/comeduc/article/viewFile/4147/3888‎
de IO Soares - ‎2007 - ‎Citado por 100 - ‎Artigos relacionados
Ismar de Oliveira Soares. Coordenador do ... Firma-se, principalmente na América-Latina, um referencial .... Educomunicação: um campo de mediações .... Nessa mesma linha propositiva, o Prof. .... que supere a análise pontual de práticas.

[PDF] Educomunicação:
www.colegiosantanna.com.br/.../Setor%20I%20-%20Educomunicacao%...‎

ISMAR DE OLIVEIRA SOARES. Professor ... Firma-se, principalmente na América Latina, um referencial teóri- co que sustenta a ... Educomunicação: um campo de mediações 0 15. No entanto, no .... Nessa mesma linha propositiva, o Prof. Leonardo.... cial analítico que supere a análise pontual de práticas que tematizam.

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     [PDF] EDUCOMUNICAÇÃO COMO PEDAGOGIA ALTERNATIVA -   Uninove. www.uninove.br/marketing/viii_coloquio/pdfs/.../SILVA_Luciana.pdf‎
freiriano, analisar-se-á o uso dos meios de comunicação e das novas tecnologias, como ... Ismar de Oliveira Soares dentre outros estudiosos latino-americanos. Esta nova ... antidiálogo comum na America latina, assim como para levar as pessoas a refletirem .... apresenta a trajetória acadêmica e o pensamento do Prof.

status da educomunicação na américa latina - Passei Direto
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STATUS DA EDUCOMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA. ... a análise de textos da mídia, entre eles, a música e a novela. ... Representante no Brasil: Prof. Ismar Soares *Experiências atuais em alguns países*VENEZUELAHá um plano ...

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01/07/2011 - José Martinez discute educomunicação na América Latina ... que desenvolveu a análise do conceito de educomunicação na América Latina, citando o ... y Terrero e a mediação dos professores do curso, Roseli Figaro e Ismar de Oliveira Soares. A professora Baccega é pesquisadora de educomunicação, ...

cadernos_3 - midiaseducacaonce2 - Google Sites

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[PDF] Análise crítica das práticas de Educomunicação na ... - Intercom
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[PDF] Mudando sua Escola, Mudando sua Comunidade - Unicef
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destacado. O professor Ismar de Oliveira Soares4 destaca as seguintes linhas que ...Caminhos da Educomunicação na América Latina e Estados Unidos ..... O mapeamento forneceu ao coletivo uma análise das principais formas de.

Imaginário - Construindo a educomunicação: relatos de ...
pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-666X2005000200010...‎
de A Campos - ‎2005 - ‎Artigos relacionados
Ismar de Oliveira Soares, quem costuma afirmar que, para a Educomunicação .....“Caminhos da Educomunicação na América Latina e nos Estados Unidos”.

Pesquisadores apresentam reflexões sobre o campo da ...
www.agenciajovem.org/wp/?p=12226‎
No último dia 25, o primeiro do IV Encontro Brasileiro de Educomunicação, ... Esse texto foi da doutora Liana Gottieb, sob orientação do Prof. ... objetivo de analisar os fatores de tangibilidade e possíveis indicadores para ... na América Latina, como: Martín Barbero, Célestin Freinet, Ismar Soares, Paulo Freire, entre outros.

ABPEducom: Curso de formação sobre educomunicação é ...
www.abpeducom.org.br/.../curso-de-formacao-sobre-educomunicacao.ht...‎
21/01/2013 - Um dos conteúdos do curso foi a análise de projetos interdisciplinares a partir da ... O envolvimento das salesianas com a educomunicação na América Latina foi objeto de uma dissertação de mestrado na ECA/USP, em 2012, de autoria de Antonia Alves, orientanda do Prof. Ismar de Oliveira Soares.

A Educomunicação como alternativa para criação de ecossistemas ...
www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/download/24570/14147‎
de RR Ribeiro - ‎2013 - ‎Artigos relacionados
05/12/2012 - Através da metodologia do estudo de caso, o artigo analisa o Programa.... para América Latina), segundo a qual os países industrializados ..... Ismar Soares e a Educomunicação nas corporações: entrevista do prof. Ismar.

Bibliografia sobre comunicação e educação (os textos deste item replicados aqui encontram-se aqui.)



COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005.v. 12, 200 p. (Aprender e ensinar com textos).

O texto de Cristina Costa revela uma profunda convivência com o objeto de análise: a imagem, a comunicação audiovisual e digital no contexto da denominada era da informação. Ao refletir sobre esta nova circunstância histórica, em que os processos de produção e recepção do conhecimento se alteram profundamente, o livro introduz uma profícua análise das questões educativas, pensada nos diálogos e mediatizações com as novas tecnologias de informação e comunicação. Fugindo da tentação simplista de fixar-se apenas nas características históricas, semióticas e estéticas das mensagens audiovisuais e digitais, a autora vai além, inserindo-as na discussão em torno do campo da educomunicação, conforme proposto pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da USP. Segue, nesta linha, o debate iniciado por um dos protagonistas dos estudos da comunicação na América Latina, o filósofo Jésus Martín-Barbero, introdutor do conceito de “ecossistema comunicativo”, através do qual analisa a mediatização tecnólógica aplicada ao campo da educação. O livro permite aos educadores e aos comunicadores pensar as novas estratégias de trabalho visando à formação dos jovens para uma sociedade inclusa. Para isso a autora discorre a respeito das diferentes imagens, desde às clássicas produzidas pelas linguagens artísticas até as técnicas geradas pelas diversas tecnologias da comunicação e da expressão, da fotografia ao computador. Palavras-chave: imagem, comunicação audiovisual e digital, era da informação, educomunicação, Martín-Barbero.

NAGAMINI, Eliana. Literatura, televisão, escola: estratégias para leitura de adaptações. São Paulo: Cortez, 2004. v. 11, 215 p. (Aprender e ensinar com textos). O livro mostra como é possível estabelecer uma série de diálogos entre a linguagem literária e a televisiva, permitindo que se reflita acerca do novo tipo de leitor requisitado pela sociedade videotecnológica. A autora apresenta, a partir de exemplos e análises bem fundamentadas, como a circulação da literatura nos meios de comunicação de massa desempenha papel significativo para ampliar os mecanismos leitores dos educandos. Nesse sentido, é preciso que as escolas trabalhem de forma mais próxima com os textos adaptados para outras formas de linguagem, entre as quais se encontra a televisão. A obra ressalta que, na TV, o texto literário não tem apenas a função de cumprir finalidades didáticopedagógicas, podendo remeter-se ao campo mais amplo do entretenimento, do elemento lúdico, das ampliações do conhecimento e da pesquisa, tão necessários para a formação integral dos alunos. O livro permite ao professor que, ocupado em incluir nos seus planejamentos de aula o trabalho com as adaptações literárias para a televisão, encontre um rico e estimulante material tanto quanto aos fenômenos comunicacionais propriamente ditos como às potencialidades dialógicas oferecidas com base nos textos literários que migram para a linguagem televisiva.
Palavras-chave: linguagem literária e televisiva, inter-relação, sociedade videotecnológica, aprendizagem, escola.
1. Pesquisa e redação de
Patrícia Horta Alves, doutoranda e gestora do NCE.
2. Excepcionalmente, esta seção contou com a pesquisa
e redação do prof. dr. Adílson Odair Citelli.

CHIAPPINI, Lígia. Reinvenção da Catedral: língua, literatura, comunicação, novas teconolgias e políticas de ensino médio. São Paulo: Cortez, 2005. 335 p. A autora, aposentada da USP e atual titular da cadeira de Literatura Brasileira na Universidade Livre de Berlim, vem há anos desenvolvendo pesquisas que inter-relacionam educação, literatura e comunicação. Nesta nova obra, tais temas são retomados e aprofundados. Parte importante do livro está dedicada à reflexão sobre as interfaces comunicativo-educativas. A questão é abordada sob dupla égide: ao mesmo tempo que indica a pertinência e atualidade de se propor o trabalho com as video-tecnologias nos espaços escolares, mostra também as complementaridades, contradições, limites e possibilidades dos processos educativos postos diante da comunicação. O livro fixa a perspectiva segundo a qual a sala de aula deve estudar os produtos da indústria cultural visando melhor entendê-los, analisá-los, desenvolvendo competências e habilidades nos alunos e professores para o exercício das linguagens complexas veiculadas pela chamada multimídia. A pertinência da observação ajusta-se à idéia corrente de que o cotidiano dos discentes e docentes se encontra atravessado por novas linguagens manifestas, quase sempre, à margem dos currículos e projetos escolares.
A autora promove uma série de ponderações mostrando, em contrapartida, como o trabalho referente à comunicação na educação não pode abandonar a idéia de que existe um acervo letrado que faz parte do capital cultural escolar. Tal afirmativa nos convida a repensar a própria educação formal que terá, doravante, de dialetizar as relações entre os imperativos comunicacionais e as funções típicas da escola: ensinar a ler, escrever, pensar, produzir conhecimento e saber. Palavras-chave: educação, literatura, comunicação, escola, indústria cultural.

VOESE, Ingo. Análise do discurso e o ensino de língua portuguesa. São Paulo: Cortez, 2005. v. 13, 160 p. (Aprender e ensinar com textos). Os estudos de comunicação, sobretudo naquilo que envolvem a linguagem verbal, vêm se valendo bastante da chamada análise do discurso. Tal procedimento tem por objetivo melhor esclarecer os campos de sentidos que circundam as mensagens geradas pelo rádio, televisão, jornal etc. Conquanto dirigido para o problema do ensino da língua materna, o livro permite um conhecimento mais sistemático dos métodos e concepções envolvendo a análise discursiva, assim como faculta reflexões acerca dos próprios mecanismos comunicativos referidos à linguagem. Daí a idéia de que a análise do discurso precisa operar sobre a dualidade sujeito-discurso, focando, em especial, as ações de apropriação e objetivação de modo a não reduzi-las à funcionalidade, mas descrevendoas também em relação a uma totalidade do ser social, ou seja, a análise do discurso deve incluir a questão de nível da sociabilidade que pergunta: afinal, por que comunicar ou comunicar-se? Palavras-chave: estudos da comunicação, linguagem verbal, análise do discurso, mídia, ser social.


HUERGO, Jorge Alberto. Hacia uma genealogia de Comunicación/Educación. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2005. Crítico acerbo das noções instrumentais que concebem a comunicação e a educação separadas dos processos culturais e políticos que lhes servem de contexto, Jorge Huergo se propõe a rastrear a constituição latino-americana no campo da Comunicação/Educação – termo que Huergo propõe em deliberado contraste com as noções de “comunicação educativa” e “educomunicação”.
Procurando contribuir para uma interpelação e uma problematização conseqüentes das ações e processos desencadeados em vista de um diagnóstico para planejamento e gestão de processos de Comunicação/Educação, o autor faz um precioso inventário das contribuições teóricas na medida em que estas se apresentam como etapas para a configuração de tal campo. São abordados os discursos teóricos de Domingo Faustino Sarmiento e de Saul Alejandro Taborda, como representantes da vertente genealógica, e os do difusionismo desenvolvimentista, com destaque para a contribuição de Paulo Freire (há um capítulo inteiro dedicado aos “problemas de cultura e educação no discurso de Paulo Freire”), representando a corrente fundacional. Palavras-chave: comunicação/educação, discursos teóricos, vertente genealógica, difusionismo desenvolvimentista, corrente fundacional.

Eliany Salvatierra Machado. Bibliografia Comentada: Comunicação e Educação ou  Educomunica




  B
Bibliotecas digitais 




  • Coleção Primeiros Passos, aquela que começa com: O que é ....?  agora em PDF. Aqui. 
  •        Biblioteca da midiaeducação - http://planetapontocom.org.br/bibliotech/#
  •       UNESCO. A cultura é muito mais do que pedras e monumentos. Cultura é o que somos, é o que nos            une em uma única comunidade.http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/
  • REvista:  COMUNICAÇÃO & EDUCAÇÃO - MAIS DE 20 ANOS  ##ECCA-USP## VERSÕES DIGITAL E IMPRESSA

    Imagem para capa da revistaA Revista Comunicação & Educação possui como missão, basicamente, evidenciar que: os meios de comunicação estão nas salas de aula, quer das escolas que possuem um aparato tecnológico de primeira linha (escolas e clientela de nível sócio-econômico A), quer naquelas que muitas vezes são classificadas como "carentes" (escolas e clientela de nível sócio-econômico C, D e E); os meios de comunicação estão presentes no cotidiano das pessoas e nelas introjetados, de tal modo que, onde houver seres humanos, os meios estarão presentes; a partir dessas premissas, compete ao educador conhecer e utilizar os meios, com vistas à consecução de objetivos didático-pedagógicos previamente definidos nos planejamentos escolares; para tanto, professores e educadores precisam ser informados
    Leia mais.


  •  Biblioteca Digital Mundial - BDM,  com apoio da UNESCO, disponibiliza na Internet,         gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e            culturas de todo o mundo. (www.blogger.com).  Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:
    •      Promover a compreensão internacional e intercultural;
    •      Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
    •      Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
    •      Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital         dentro dos e entre os países.

Cidadania  

COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: UM ...

www.congresosweb.info/index.php?option=com_mtree...‎
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: UM DESLOCAMENTO DE. REFERENCIAS. Ademilde Sartori. Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Uma Educomunicação para a cidadania - Ismar Soares. http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/6.pdf







CANCLINI, Néstor Garcia.DIFERENTES, DESIGUAIS E DESCONECTADOS . tradução Luiz Sérgio Henriques. - 3ª ed. - Rio de Janeiro: Ed. UFRJ. 2009
diferentes, desiguais e desconectados - Néstor Garcia Canclini

Sinopse. "Diferentes, desiguais e desconectados? Formular os modos da interculturalidade em chave negativa é adotar o que sempre foi a perspectiva do pensamento crítico: o lugar da carência. Mas colocar-se na posição dos despossuídos (de integração, de recursos ou de conexôes) ainda não é saber quem somos. Imaginar que se podia prescindir deste problema, foi, ao longo do século XX, o ponto cego de muitos campesinistas, proletaristas, etnicistas ou indianistas de feministas que suprimiam a questão da alteridade, de subalternistas e quase todos aqueles que acreditavam resolver o enigma da identidade afirmado com fervor o lugar da diferença e da desigualdade. Ao ficar deste lado do precipício, quase sempre se deixa que outros - deste lado e daquele - construam as pontes. As teorias comunicacionais nos lembram que a conexão e a desconexão com os outros são parte da nossa contribuição como sujeitos individuais e coletivos. Portanto, o inter é decisivo. Ao postulá-lo como centro da investigação e da reflexão, estas páginas buscam compreender as razões dos fracassos políticos e participar da mobilização de recursos interculturais para construir alternativas"


Colaborativismo


 


Em vídeo - Trabalho coletivo p/ Disciplina TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS ECA-USP (2o.Sem/2012)
Trabalho coletivo p/ Disciplina TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS Profa. Dra. Lucilene Cury / ECA - USP (2o.Sem/2012)
Esse trabalho é um objeto de aprendizagem, de natureza interdisciplinar, produto da reflexão sobre o texto TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO de autoria da profa. Maria Teresa Quiroz, elaborado pelos alunos da disciplina.

 
Acervo sobre Paulo Freire. Clique aqui.



Cultura

Em vídeo - Tecnologias Digitais, Juventude e Escola. A marca da contemporaneidade é a conexão entre pessoas e as tecnologias. Um tempo em que comunicação, informação e velocidade caminham juntas. Nesse contexto cabe a reflexão a cerca de novos conceitos, novas formas de relacionamento e o surgimento de novas possibilidades e novos problemas. Com o advento das redes sociais o conceito de amizade toma novas dimensões, uma vez que as fronteiras de espaço foram rompidas podendo-se estabelecer laços com pessoas te toda parte do mundo.  Mas será que o virtual e o real são mesmo divergentes? Na, verdade eles se misturam. Cabe ainda a reflexão sobre as diferenças de gênero, já que por meio da internet torna-se facilmente possível autodefinir-se com o gênero que lhe convier, reinventar sua identidade. Além disso, a reflexão sobre as desigualdades de gênero toma maior proporção, assim como os demais movimentos surgindo o conceito de ciberativismo claramente situado nas redes sociais e sites de relacionamento. Presencia-se a criação da juventude ciborgue, que transgride as fronteiras entre online e offline, que transforma sua vivência por meio das tecnologias e posiciona-se como produtor, reivindicador. Em meio a tantas mudanças, cabe a escola (espaço de vivência da juventude) repensar suas práticas, seu currículo e seu lugar.

 
A cultura é muito mais do que pedras e monumentos. Cultura é o que somos, é o que nos une em uma única comunidade.http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/

Sites sobre etnia:
www.irohin.org.br
www.afropress.com
www.acordacultura.org.br
www.dialogoscontraoracismo.org.br
www.geledes.org.br
www.mulheresnegras.org
http://somnegro.wordpress.com
http://aldeiagriot.blogspot.com/
Destaque para esses três, do sul, um deles sobre os quilombos na gerião sul, o link remete a uma revista muito legal, e tem também um vídeo, no sítio do CAPA.
http://www.capa.org.br/uploads/publicacoes/Revelando_os_Quilombos_no_Sul.pdf
http:www.capa.org.br
www.africanamente.blogspot.com


Sobre Cultura Indígena

  

Educom e Cultura Afro-brasileira

  

Educomunicação e produção cultural.

Educomunicação e produção cultural.

CANCLINI, Néstor Garcia.DIFERENTES, DESIGUAIS E DESCONECTADOS . tradução Luiz Sérgio Henriques. - 3ª ed. - Rio de Janeiro: Ed. UFRJ. 2009.Sinopse. "Diferentes, desiguais e desconectados? Formular os modos da interculturalidade em chave negativa é adotar o que sempre foi a perspectiva do pensamento crítico: o lugar da carência. Mas colocar-se na posição dos despossuídos (de integração, de recursos ou de conexôes) ainda não é saber quem somos. Imaginar que se podia prescindir deste problema, foi, ao longo do século XX, o ponto cego de muitos campesinistas, proletaristas, etnicistas ou indianistas de feministas que suprimiam a questão da alteridade, de subalternistas e quase todos aqueles que acreditavam resolver o enigma da identidade afirmado com fervor o lugar da diferença e da desigualdade. Ao ficar deste lado do precipício, quase sempre se deixa que outros - deste lado e daquele - construam as pontes. As teorias comunicacionais nos lembram que a conexão e a desconexão com os outros são parte da nossa contribuição como sujeitos individuais e coletivos. Portanto, o inter é decisivo. Ao postulá-lo como centro da investigação e da reflexão, estas páginas buscam compreender as razões dos fracassos políticos e participar da mobilização de recursos interculturais para construir alternativas"


Dialogicidade

Paulo Freire. 

CONCEPÇÃO DIALÓGICA E AS NTIC: A EDUCOMUNICAÇÃO
 E OS ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS
Ademilde Silveira Sartori  -  http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/86.pdf

O PERFIL DO EDUCOMUNICADOR
Ismar de Oliveira Soares
 http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/29.pdf Ler e escrever em tempos digitais – Contribuições da Educomunicação  - http://blog.ecofuturo.org.br/ler-e-escrever-em-tempos-digitais-contribuicoes-da-educomunicacao

Linguagens da comunicação: jornalismo e publicidade no ensino fundamental de Barueri/SPfile:///C:/Documents%20and%20Settings/jesualdo/Meus%20documentos/Downloads/ElisangelaRodriguesCosta.pdf



Ecologia

 

educomambiental.blogspot.com/2007/.../reflexes-do-prof-ismar-soares.ht...‎

06/09/2007 - Reflexões do Prof Ismar Soares - Educomunicação. Reflexões do prof.Ismar Soares ..... ANÁLISE DO DISCURSO DE CHICO MENDES, CONTIDO NA CARTA DE 28 DE .... A CANÇÃO QUE UNIFICOU A AMÉRICA LATINA.


Ecossistemas educomunicativos

 
 Educomunicação: Ecossistemas comunicativos

Ecossistemas Comunicativos - USP


1.    educomambiental: Reflexões do Prof Ismar Soares -

educomambiental.blogspot.com/2007/.../reflexes-do-prof-ismar-soares.ht...‎
06/09/2007 - Reflexões do Prof Ismar Soares - Educomunicação. Reflexões do prof.Ismar Soares ..... ANÁLISE DO DISCURSO DE CHICO MENDES, CONTIDO NA CARTA DE 28 DE .... A CANÇÃO QUE UNIFICOU A AMÉRICA LATINA.

Educação Integral



  

PRÓSPERO, Daniele. Políticas públicas: os desafios e as contribuições para o Programa Mais Educação.(Catálogo USP).  
A educomunicação define-se, a partir da perspectiva do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Universidade de São Paulo, como uma prática social que tem como resultado o fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil tanto na área da recepção qualificada das mensagens midiáticas (Media Education) quanto no do uso das tecnologias para o exercício do direito universal à expressão (Media Empowerment). Visível nas ações de atuantes organizações não-governamentais, na América Latina, o conceito tem como seu principal desafio, no momento, legitimar-se junto às políticas públicas, para beneficiar, num país como o Brasil, não apenas - e de forma experimental - pequenos grupos de crianças, mas um público hoje representado por um total aproximado de 50 milhões de estudantes do ensino básico. Em outras palavras, a educomunicação enfrenta o desafio de apresentar-se como um paradigma em condições de mobilizar sistemas formais de ensino para mudanças conceituais, para além da didática ou das práticas de ensino. Diante deste cenário, o objetivo geral da pesquisa é identificar e entender se e de que forma a educomunicação se insere e se desenvolve num programa complexo de política pública, como o Programa Mais Educação, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), como parte das políticas públicas que visam melhorar a educação básica no país. O programa, na época de sua implantação, contava com dez áreas interdisciplinares de ação educativa, denominadas de "macrocampos", a partir das quais as escolas passaram a desenvolver suas atividades. Entre os macrocampos encontramos a área da "Comunicação e Uso de Mídias", que usa o conceito da "Educomunicação" como referencial teórico e sustentação metodológica. Para tanto, tendo como base os documentos do MEC, a pesquisa realizou um mapeamento das práticas do macrocampo, ocorridas entre 2008 e 2011. Além disso, realizou entrevistas com os gestores públicos das dez cidades brasileiras que contaram com o maior número de atividades de comunicação em 2011 e, finalmente, aplicou um questionário junto a uma amostragem de 67 escolas que desenvolvem estas atividades. A pesquisa constatou que o programa é um espaço promissor para a disseminação da educomunicação na educação formal pelo seu alcance. O estudo mostrou, mais uma vez, que há no programa um ambiente mais oportuno para que a comunicação seja assumida como componente do processo pedagógico e não apenas como ferramenta à disposição de disciplinas. No entanto, a complexidade de implementação da política pública num país como o Brasil, com suas especificidades regionais, assim como as orientações filosóficas e pedagógicas dos diversos atores locais envolvidos, podem prejudicar os resultados finais de desenvolvimento da prática educomunicativa no ambiente escolar.Pesquisa analisa as contribuições da educomunicação na promoção da educação integral no país. 
http://www.abpeducom.org.br/2014/02/pesquisa-analisa-as-contribuicoes-da.html
Pesquisa analisa as contribuições da educomunicação na promoção da educação integral no país http://www.abpeducom.org.br/2014/02/pesquisa-analisa-as-contribuicoes-da.html



Epistemologia


[ Passaram por aqui ] | Educom USP
https://educomusp.wordpress.com/category/passaram-por-aqui/‎
17/09/2011 - Marcado como Educomunicação, epistemologia, ismar de oliveira soares, roberto ... A professora propõe uma leitura crítica da obra cinematográfica ... aanálise do conceito de educomunicação na América Latina, citando o ...
CONCEPÇÃO DIALÓGICA E AS NTIC: A EDUCOMUNICAÇÃO
 E OS ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS
Ademilde Silveira Sartori  -  http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/86.pdf

O conceito de dispositivo em Contos Infantis (1886) Ademilde ...

periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/2745/2497‎ de AS Sartori - ‎2013 - ‎Artigos relacionados
Ademilde Silveira Sartori i. Antônio Celso Mafra Júnior ii. Resumo. Com a instituição da República, no Brasil do final do século XIX, inúmeras tentativas foram  ...

Comunicação e Educação / Pedagogia a Distância - Portal CEAD ...

www.cead.udesc.br › CEAD › Pedagogia a Distância‎


Etnia



 Paola PRANDINI. Identidade negra - Dissertação - Disponível na Biblioteca de Teses e Dissertações da  USP.
  

A pesquisa teve como objetivo principal analisar, por meio de seus próprios discursos, os processos de construção de identidade negra de jovens do Ensino Fundamental II de uma escola pública da periferia da cidade de São Paulo. O estudo de caso foi a técnica de pesquisa adotada e os procedimentos metodológicos se inseriram na pesquisa participante. O quadro teórico sobre o qual se assentou a pesquisa teve como base a Educomunicação, as práticas do Digital Storytelling, os estudos de linguagem empreendidos por Bakhtin, a Análise de Discurso (de linha francesa) e os conceitos relacionados ao "ser negro" no contexto sociocultural brasileiro. A pesquisa de campo contou com a realização de oficinas educomunicativas com um grupo de jovens de uma mesma sala de aula, capacitando-os para a criação de vídeos tendo como base suas histórias de vida, que constituíram parte fundamental do corpus da pesquisa. Para além do trabalho com as habilidades técnicas, o projeto contou com rodas de discussão a respeito do conceito de identidade em suas dimensões sociais e individuais. Cabe ressaltar que também foram objeto de análise as estratégias educomunicativas empregadas pela pesquisadora e os discursos dos alunos registrados ao longo do desenvolvimento da pesquisa. Para a elaboração da narrativa audiovisual, foram utilizados os procedimentos do Digital Storytelling e, dessa forma, pôde-se observar a produção de sentidos identitários individuais e sociais, na medida em que esta coloca em marcha um processo em que os sujeitos - os alunos - constituem-se como autores de suas próprias histórias. Os resultados da pesquisa indicam que, ao se constituírem como instância enunciadora, tais sujeitos dão início a um processo de conscientização em relação a si mesmos e ao grupo social, o que se torna possível graças ao distanciamento propiciado pelo ato de se autonarrar. Deve-se enfatizar que esse processo de construção identitária, de reconhecimento de si-mesmo, ganha corpo por meio da alteridade (Bakhtin), que pode propiciar a aquisição da consciência social de si mesmo e, assim, do "ser negro" na sociedade brasileira. Ademais, ressalta-se a importância da abordagem educomunicativa no processo conduzido junto aos jovens, pois se entende que o mesmo foi motivador da criação de um ecossistema comunicativo, necessário para que a pesquisadora - ali atuando como mediadora - e os sujeitos pesquisados pesquisados ultrapassassem possíveis barreiras da relação professor-aluno para que, libertos, pudessem falar de si mesmos e de suas experiências, tendo, inclusive, os seus relatos digitalizados.
http://www.abpeducom.org.br/2014/02/identidade-negra-e-tema-de-pesquisa-em.html

Novo site do NEINB-USP volta-se para educomunicadores. O site agrega a temática das relações étnico-raciais do Brasil e de outros países e tem proposta interativa, voltada para comunicadores, educomunicadores, educadores e pessoas interessadas na temática. http://www.abpeducom.org.br/2014/01/novo-site-do-neinb-usp-volta-se-para.html

www.irohin.org.br
www.afropress.com
www.acordacultura.org.br
www.dialogoscontraoracismo.org.br
www.geledes.org.br
www.mulheresnegras.org
http://somnegro.wordpress.com
http://aldeiagriot.blogspot.com/
Destaque para esses três, do sul, um deles sobre os quilombos na gerião sul, o link remete a uma revista muito legal, e tem também um vídeo, no sítio do CAPA.
http://www.capa.org.br/uploads/publicacoes/Revelando_os_Quilombos_no_Sul.pdf
http:www.capa.org.br

www.africanamente.blogspot.com


Sobre Cultura Indígena

Início


Educomunicação e produção cultural afro-brasileira 

A UNESCO e os times Málaga e Barcelona já se uniram contra o racismo. Assista aos filmes aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=bkXbUqYA2gU


http://www.youtube.com/watch?v=nKe-oQH2Mz0


Gênero

 
VOCÊ APÓIA A IGUALDADE DE GÊNERO NA MÍDIA?


Vídeos e entrevistas em inglês . Centenas de líderes e tomadores de decisão de diversas organizações de mídia, atores da sociedade civil, governos, agências da ONU, defensores de negócios e defensores dos direitos humanos se reuniram no hotel Imperial Queens Park, em Bangkok, Tailândia, para avaliar as tendências sobre desigualdades de gênero na mídia, e formular soluções coletivas e criativas para reduzir disparidades de gênero. O Fórum Global em Mídia e Gênero foi organizado pela Comissão Nacional do Reino da Tailândia ante a UNESCO e a Universidade Thammasat. http://bit.ly/forum_midia_genero


Gestão

  

Soares (2011), Citelli e Costa (2011). Educomunicação como alternativa de administração educacional é o que discute artigo da revista Educação, Cultura e Comunicação, ao articular textos de Soares (2011), Citelli e Costa (2011) com o ensino médio integrado. O artigo é de autoria de Neide Aparecida Arruda de Oliveira e Marco Antonio de Oliveira. http://www.abpeducom.org.br/2014/01/educomunicacao-como-alternativa-de.html


BORDENAVE, Juan Díaz. (Encarnación, Paraguay)
Representante do Paraguai na vanguarda da Escola Latino Americana de Comunicação, Bordenave consagrou sua carreira como um dos principais pensadores latinos da Comunicação.
Viveu muitos anos em países andinos ou centro-americanos, como funcionário da OEA – Organização dos Estados Americano. Ao aposentar-se alternou permanências entre as cidades de Assunção e Rio de Janeiro.       Por Priscilla Sampaio.

De acordo com o Prof. Ismar Soares, o aporte de Bordenave para o campo da educomunicação na América Latina situa-se especialmente no âmbito do planejamento e da gestão dos processos comunicativos nos espaços educativos. 
Mais informações sobre Bordenave, acima neste mesmo post entre os precursores da educomunicação.


Roseli FÍGARO (Org). Gestão da comunicação: no mundo do trabalho,
educação, terceiro setor e cooperativismo. São Paulo, Atlas, 2005. 168 p.
Este livro, organizado pela jornalista e professora Roseli Fígaro, reúne um
elenco do mais alto grau acadêmico (Carlos Montaño, Ismar de Oliveira Soares, Luis Antônio Paulino, Luiz Carlos Merege, Maria Aparecida Baccega, Maria Cristina Costa, Maria da Graça J. Setton, Maria Inês Rosa, Maria Lourdes Motter, Maria Tereza L. Fleury, Ricardo Antunes, Robert Henry Srour, Roseli Fígaro, Solange Couceiro de Lima e Sylvia Leser de Mello) para tratar de temas fundamentais que perpassam a gestão da comunicação em ambientes empresariais, culturais e educacionais. A interdisciplinaridade é o eixo da obra, mostrando ao leitor, profissional da comunicação ou não, a complexidade que envolve as ações na área da gestão da comunicação. A proposta do livro é superar a tradicional visão funcional e de mão única que ainda mantém a hegemonia nessa área, tratando de temas como: cultura, cultura na organização, educação, Organização Mundial do Comércio, mudanças no mundo do trabalho, terceiro setor, cooperativismo e economia solidária.
Palavras-chave: gestão comunicacional, interdisciplinaridade, cultura e educação, mundo do trabalho, cooperativismo.


Jogos e games


O pesquisador Francisco Tupy desenvolveu sua pesquisa, orientada por Gilson Schwartz, sobre aspectos audiovisuais do videogame. Tupy vem trabalhando a temática de jogos numa abordagem educomunicativa em parceria com os pesquisadores do NCE-USP e da ABPEducom, Lu Ferraz e Carlos Eduardo Lourenço. http://www3.eca.usp.br/noticias/pesquisa-da-eca-estuda-aspectos-audiovisuais-do-videogame 


Linguagens


  

Marciel CONSANI. Como Usar O Radio Na Sala De Aula.  Ed., 1ª reimpressão. - São Paulo. Contexto, 2010.


Laboratório -  SEPAC:

RADIO: A ARTE DE FALAR E OUVIR - SEPAC. São Paulo -  PAULINAS, 2003.

Vídeo: da Emoção à Razão - Laboratório. SEPAC. São Paulo. 2010.
Como introduzir o rádio de forma adequada nos projetos pedagógicos das instituições de ensino? Esta obra, pensada e desenvolvida para professores, apresenta ao educador a linguagem radiofônica como recurso pedagógico. Ilustrado, com dicas de exercícios organizadas por modalidade e com indicação de grau de complexidade, 'Como usar o rádio na sala de aula' procura ampliar o repertório de referências teóricas e atividades práticas de professores e agentes culturais.


Luiz Fernando GOMES . Hipertextos multimodais - leitura e escrita na era digital. - Jundiaí, Pacto 
Editorial: 201Gêneros e formatos radiofônicos - download 

EDUCOMRÁDIO.CENTRO-OESTE.  Gêneros e formatos radiofônicos
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.Gêneros e formatos radiofônicos - download 


André BARBOSA FILHO. Gênerosradiofônicos: os formatos e os programas em áudio. - 2.ED. - São Paulo: Paulinas, 2009. - (Coleção comunicação-estudos). 'Gêneros Radiofônicos - Os formatos e os programas em áudio' é um manual de como fazer rádio, escrito de uma forma que, lendo, é quase audível. Para tratar do tema, o autor apresenta três tópicos introdutórios indispensáveis; o primeiro relativo à teoria da Comunicação, o segundo dedicado à recuperação dos principais momentos históricos do rádio no Brasil, e o terceiro voltado para a identificação e localização dos principais estudos sobre gêneros na Comunicação, como um todo, e no jornalismo, em particular. Seguindo o estilo radiofônico, André Barbosa Filho assume a postura de narrador ao apresentar o texto como um programa de rádio, captado nas 'estações-capítulos', como define a fragmentação do assunto principal.
BARBOSA FILHO, André . Gêneros radiofônicos: os formatos e os programas em áudio. - 2.ED. - São Paulo: Paulinas, 2009. - (Coleção comunicação-estudos).



A educomunicação na produção de conteúdos audiovisuais ...

www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/... Conceito de Educomunicação entendido por Ismar de Oliveira Soares como ... fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educativos presenciais



Vídeo - A história da música ocidental. Youtube. Uma interessante história da música ocidental.

http://www.revistapontocom.org.br/entrevistas/o-menino-e-o-mundo-novo-filme-de-ale-abreu-esta-em-cartaz



Educom e Cultura Afro-brasileira

Educomunicação e produção cultural afro-brasileira

• Cinema
• Rádio
• Televisão
• Jornal
• História em Quadrinhos
• Desenho animado
• Brinquedos
• Ilustração
• Literatura
• Viamão

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As representações do negro na publicidade contemporânea: a Campanha de Veja


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Várias peças:

Quem lê...; Rádio Mix; Uma propaganda diferente; A letra F (Jardim); Diversidade Cultural...; Não coma bolas...; Os 3 erres do lixo; Recado da Turma A22 (Jardim); A galera...

Algumas das primeiras produçoes de 2005. De 2004 não temos produções gravadas.

Ouça vinhetas da DJTALD+ de 2006

Produções de 2007: Slogan, letra F, Apoiadores, Jackeline Cruz, Turma A22, erres do lixo, confira!

RÁDO DJTALD+ VINHETAS E SLOGANS COMENTADOS

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Aqui estarei mostrando um pouco do meu trabalho de professor. Depois de anos tendo ensinado história, hoje atuo em mídias escolares. Tive uma passagem pelo teatro universitário e algumas outras experiências cênicas.
Nos últimos tempos orientei a criatividade para a produção de mídias com alunos do ensino fundamental na rede Municipal de Porto Alegre. Este campo principia as postagens deste blog.

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