Centro Convenções com o nome
Ao assistir os relatos vi monitores agindo na campo da música - visível verve da cidade da Moenda da Canção - promovendo o humano pelo sentido universal da música. Narração de monitores sobre alunos com avanço em matemática por influência musical. Com incentivo integrador em encontro de escolas associando sede (escola) na cidade e sede (escola) rural que muito copntribuiu com a integração de alunos, entre outras ações educativas;
No campo das oficinas de lutas marciais vi conversão em promover o sujeito, a solidariedade, a integração, a educação do corpo inteiro, a crítica da grande mídia (do mercado), exercício de quebra de hierarquia valorizando a horizontalidade, de maneira que o processo educacional é a forte proposta, etc. A luta sendo assim, se revela essencialmente um jogo pedagógico.
Forte a participação da dança com diversidade de ritmos e culturas em oficinas de danças folclóricas e de salão, de vários países;
Ações educadoras em informática e matemática, associando esta à poesia através do trabalho da autora do livro "Poemas Problemas"¹.
Ao analisar o ânimo dos monitores e a concepção nos relatos percebi que os monitores foram "picados pela mosca" como se diz em teatro. Ouvi elementos do novo paradigma que a educação na perspectiva da educomunicação propõe, portanto, elementos incluídos no cerne do (PME), tais elementos surgiram nos relatos enriquecendo o processo na escola e atalhando trajetos.
Sem ter a pretensão de documentar completamente a produção de divulgação que gerou produção de conhecimento nos relatos e na oficina, intenciono registrar aqui a qualidade do trabalho dos monitores neste processo de fazer avançar a escola no abrir-se para o mundo, para a vida, ação mais do que procedente dentro do que originou o PME.
Com tamanhas referências no campo da cultura musical, Moenda da Canção, e no registro de um teatrólogo que foi também gramático, produziu jornal, editora e muito mais, Qorpo Santo, e de um ator como Paulo Autran nominando espaços de produção de conhecimento, desejamos que também as escolas da cidade, enquanto sistema educacional, possam integrar concepções como coloca Barbero: "proporcionar, tanto às crianças e aos jovens como aos adultos, novos espaços de aprendizagem e exercício da interação social, mediante a potencialização do que hoje as muitas diversas modalidades de leitura e escrita têm expressão criativa dos sujeitos e de conversação entre cidadãos" (Martín-Barbero, Jesús) ²
Finalizando este registro sobre minha passagem por lá, digo que gostaria muito de que fosse realizado um encontro na cidade, que reunisse, a um só tempo e ambiente, relatos de monitores do PME e de professores da Rede. Este cruzamento viria a contribuir sensivelmente na integração de propostas a alavancar a escola, possibilitaria aos monitores e aos professores conhecerem bem melhor a riqueza e qualidade de seus trabalhos.
1.publicado em 2012 (texto e ilustrações de Renata Bueno, Editora do Brasil, 1º lugar no prêmio Jabuti 2013).
2. A comunicação na Educação, pág 142; tradutoras: Maria Immacolata Vassalo
de Lopes e Dafne Melo. São Paulo: Contexto, 2014, pág. 142).
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