Rede DJTALD+

Apresentado em conferência virtual em
II COLÓQUIO MATOGRO-GROSSENSE DE EDUCOMUNICAÇÃO E I SEMINÁRIO VIRTUAL DE PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS
#6educom3sul #coloquioeducom #2coloquioeducom

Origem
Escola Chico Mendes
Escola Profª Ana Íris do Amaral
Escola Dep. Victor Issler
Galeria de fotos
Galeria de vídeos
Parque Chico Mendes
Depoimento da Ex-aluna Jakqueline Cruz, hoje produtora executiva.

Rede DJTALD+ das Escolas Chico Mendes, Ana Íris do amaral, Victor Issler e Parque Chico Mendes.




REDE DJTALD+
Escolas Chico Mendes (início) + Ana Íris do Amaral + Victor Issler




Proposta por Jesualdo Freitas de Freitas, professor e radialista, em 2004.
Logotipo/memorial descritivo

Visando agregar os conceitos de comunidade, integração, participação, interdisciplinaridade e diversidade cultural junto ao público alvo (crianças e adolescentes, alunos das três escolas participantes, situadas na Zona Leste de Porto Alegre, fazendo este público parte da mesma comunidade), o logotipo e o conjunto da marca podem ter seus elementos explicados da seguinte forma:

Logotipo: A imagem acima é o logotipo da Rádio DJtald+, e pode ser utilizada sempre que necessário for, criando uma alternativa acessível para representar a instituição, uma vez que possui apenas uma cor. Pode ter a cor invertida para aplicação em fundo preto. A fonte foi ajustada para obter máxima eficácia no seu propósito: transmitir a ideia de algo feito com trabalho “braçal”, o esforço das pessoas que o estão “pintando”, de integração da comunidade, uma expressão cultural, como o grafite o é nas ruas.

Marca padrão/memorial descritivo

Marca – A forma geométrica lembrando um losango desequilibrado, com suas “rebarbas” e cores representando novamente o grafite para a identificação com o público, vizam representar a instabilidade da infância e da juventude. A facilidade de influência do fato social que transforma estes adultos em bonecos da sociedade, levando-os aos caminhos mais perigosos.

Para sustentar este formato instável, foi adicionado a linha grossa abaixo, que além de equilibrar visualmente a peça, também tem a função de representar a escola, como suporte a esta instabilidade. A estabilidade que a escola busca inserir na vida dessas pequenas pessoas. A cultura, os valores e os princípios propagados pelo microfone antigo, símbolo maior das rádios, com sua irradiação de som, cultura e interdisciplinaridade.
Marcus Freitas Neves, publicitário, sintetizou o projeto na logomarca e no texto acima, perfeitamente.

SLOGAN: QUEM OUVE, MELHOR VÊ!
O David Soares Lopes é a autoridade para explicar
o slogan que surge de sua presença, forte, na rádio.














Abaixo: Roda Rádio DJTALD+.

Curtametragem foi presente mediado pela colega Profª Gislaine Frota na Turma CP1, no ano de 2007. Mostra a escola, os alunos fazedores de rádio, a CP1 e seus projetos. Ação que continua na escola... É uma felicidade o trabalho da gente ganhar um curtametragem. http://www.myspace.com/djtaldemais




Hoje a rádio é conhecida na escola, e mesmo como Rede tem-se afirmado, mas no começo não foi assim. O começo é sempre difícil... 


Quem ousa acreditar que o pensamento se tornará matéria, paga caro mas materializa. Feliz de quem inverte o processo e torna o preço qualidade do produto. A rádio me ensinou esta ferramenta.
Com o projeto "pronto", precisava comunicar aos colegas, mesmo porque, invadiria o recreio e apoio ao novo e, não apenas novo, mas abrangente, era necessário. Então recebi um tempo para explicá-lo em reunião pedagógica. Expliquei duas vezes e ouvi que eu falava demais, embora meu tempo tivesse sido 3 e 5 minutos. Cansei de ouvir que falava demais, e com certeza, não tinha a nitidez de hoje para tratar de um projeto tão amplo de forma objetiva, e ainda, influenciado pelo ensino da História que nos torna complexos na compreensão do tempo.
Mais uma vez o fazer rádio me brinda. Com ele desenvolvi objetividade para a profundidade. Decidi que a própria rádio explicaria sua essência e consegui cunhar pérolas que as registrei com honra. Com três vinhetas a rádio se auto-explica, são elas: "DJtalD+ diversidade cultural, diverdidade musical", "DJtalD+ a galera no rádio", e, "DJtalD+ quem lê, melhor fala, melhor ouve, melhor vê!". A partir destas chegamos ao slogan: "DJtalD+ quem ouve, melhor vê!". Com esta ação partimos para a construção de vinhetas com os alunos, que criaram várias aqui publicadas nos áudios e vídeos.

Rede, a idéia que surge no princípio

Tão importante e tão difícil. Tão perto, tão longe.
Meu esforço era grande, o impacto eu considerava grande, os adolescentes não! "Essa rádio é Frau!", diziam.  Era necessário algo impactante ao alvo, melhor destinado. Então a ousadia, às vezes, refúgio dos aflitos, propus a expansão para as escolas Ana Íris do Amaral e Victor Issler . Eureca! Bingo! Era isso! Ir às escolas, amplidão física, preenchimento da preferência adolescente. Começava assim, pela razão física, o nascimento prático de uma uma importante rede de escolas desta comunidade,via cd. Gravávamos cds com músicas e locuções para rodar nestas escolas.
Início na Chico Mendes - fotografias veja em outra postagem, neste blog.

Histórico

Eu tinha chegado naquele ano (2004) à escola Chico Mendes. Havia uma proposta de realizar projeto para utilização do Ambiente Informatizado, em convênio realizado por SMED/UFRGS.

[http://ecsic.lec.ufrgs.br/paginas2004/projeto_73 RECREIO DJ(tal) D+] . Eu queria utilizá-lo, mas de melhor forma em relação a tudo que já havia feito. Me sentia num abismo profundo. Já havia tentado em 1998 realizar vídeo editando de videocassete para videocassete, cheguei a realizar uma proeza junto com uma colega de Educação Artística na escola Saint' Hilaire. Depois na escola Villa Lobos orientei uma peça de teatro sobre trabalho infantil com uma turma de SEJA, apresentamos algumas vezes na escola e no Parque Saint' Hilaire, no Instituto de Educação Gen. Flores da Cunha e na Câmara de Vereadores pelos 10 anos do ECA-POA, foi um bom trabalho, com bastane crescimento para os alunos e para mim. Mas se dissipou rápido como caraterística de SEJA. De atividades mais eu

comuns estava brigado até com cópias xerox
que sempre eram imprecisas em prazo de

entrega ao professor ou apagadas demais e sempre poucas. Queria eu tentar algo absolutamente diferente. Observando os recursos da escola além do Ambiente Informatizado havia um amplificador de som, um microfone e possibilidade de conectá-los a um microcomputador. E começou a ter forma um projeto de pesquisa na internet e outras formas de expressão do resultado em áudio e gráfico. Eu, particularmente, estava mais interessado no áudio, afinal de contas, na minha percepção de então, era algo efêmero, imaterial, e já e antes dissipável, agradaria ao meu momento interno de nadar contra a correnteza, rebeldia saudável dizem uns.

Relatado na imagem, ao lado, que apresenta diálogo com a colega de rádio da rede, Ana Laux.  Importante, e faço questão de aqui homenagear a memória da colega Mírian que me falava, que me respondia à pergunta: o que a escola mais precisa?

Esta questão eu pretendia equacionar
via sala de aula. Era necessário, dizia ela, um projeto para o recreio ampliado na nova organização pedagógica da escola e que contribuísse em sua humanização. Daí surge o projeto como Recreio DJtalD+. A Rádio tornaria todo o recreio digital quando da apresentação de um mesmo tema consultado na web e expresso em forma de música e de produção gráfica. Como passaram a chamar a rádio de Rádio Recreio percebi que deveria investir no nome da rádio e passamos a utilizar somente RÁDIO DJtalD+ (leia-se: digital demais). Com muito mais a narrar, iniciamos o projeto na escola Chico Mendes.

Veja ainda em outra postagem,
neste blog:
parceiros e colaboradores
entrega de cds
David Soares Lopes
estúdio SA
recreios culturais
locutores da Chico na Ana e na Victor
Participação nas conversações
aniversários da Chico

Início na Ana Íris do Amaral - fotos: festa junina dia dia da família , veja em outra postagem

Propus à direção da escola a participação de alunos na DJtalD+, para construir uma rede e tendo como referência na escola a Coordenação Cultural. A direção aceitou e a Coordenadora Cultural no momento era a Profª Professora Maria Luiza (2006 e 2007), com o encaminhamento de os alunos participarem de oficinas na Chico Mendes.  Este processo se deu com a ida de alunos da Chico Mendes à Ana Iris em sábados letivos. Oficinei alunos na própria Ana Iris e gravamos um RAP vencedor de uma gincana sobre ecologia. Este rap fez parte do Cd da rádio e rodou na A VOZ DO PARQUE. Em 2008 houve na escola a designação do Prof. Paulo Durgante para a coordenação da rádio. Na sua coordenação, os alunos participaram das Conversações Internacionais 2008 no Cais do Porto de Porto Alegre.

Início na Victor Issler - fotos: recreios, formações na Bilbioteca, veja em outra postagem

Propus à direção da escola a participação de alunos na DJtalD+, para construir uma rede e tendo como referência na escola a Coordenação Cultural. A direção aceitou e a Coordenadora Cultural no momento era a Profª Professora Professora Sandra Hassiedel (2006) e posteriormente a Professora Cíntia Votto (2007). Os alunos participaram em oficinas na Chico Mendes. Havia em 2006 alunos que participaram, por algumas vezes, nas oficinas e também participaram das Conversações Internacionais 2006.Os alunos da Chico Mendes participaram em alguns recreios na Victor Issler. Um dos recreios juntamente com colegas da Ana Íris. Estas ações ocorreram em 2006 e 2007. Em 2008, a Professora Margareth Emília Azevedo, que trabalhava na Biblioteca Portal da Leitura com a “Hora do Conto” atendeu solicitação para contribuir com a oficina da rádio. Nesta organização oficinei os alunos do elenco da ação "Hora do Conto", que passou também a ser o elenco da rádio, e gravamos um Cd com locuções originais e poesias e poemas de autores da nossa literatura. Esta gravação também rodou na "A VOZ DO PARQUE". Os alunos participaram das Conversações Internacionais no Cais do Porto de Porto Alegre em 2008. Em 2009 assume a coordenação da oficina de rádio o Professor Altemir de Oliveira. Nunca antes trabalhara com rádio foi por mim oficinado juntamente com os alunos e deslanchou a produção com Cd gravado em maio com várias locuções originais. Em junho gravou cd alusivo ao dia dos namorados, com poesias de autores de nossa literatura, escolhidas pelos alunos, evidenciando que a rádio vingou na Victor Issler.



A VOZ DO PARQUE - fotos: parque...

Por iniciativa do Poeta, Sr. Jair Gonçalves, roda no Parque Chico Mendes (cerca de 27ha) aos domingos. Morador e líder comunitário do Bairro Mário Quintana, nos conhecemos pelo fazer rádio. Combinamos a parceria e colaboramos mutuamente para a produção e divulgação no Parque e nas escolas das produções da DJtalD+. Excelente parceria documentada neste blog no item A VOZ DO PARQUE e que incentiva alunos e seus familiares que ouvem-se no parque, completando com a fala de crianças e adolescentes o ambiente de laser tornando-o também cultural, cabe fazer justiça e noticiar que o Parque Chico Mendes tem apresentado um viés cultural há vários anos, sendo palco de inúmeras ações culturais das associações comunitárias que se somam na busca da preservação da natureza e construção da paz e cidadania. Estas ações, há mais de dez anos, tem contribuído significativamente para o melhor convívio na comunidade, constituída inicialmente de grupo oriundos de várias partes da cidade com imensas diferenças identitárias. Hoje a comunidade tem outra cara, garantem lideranças do local.


A Rede DJtalD+ hoje

Com o Projeto Alunos em Rede que propõe, via Inclusão Digital/ SMED-POA, um aquecimento na campo da linguagem de rádio, na construção de rede e, em hardware e softerware, para desembocar na construção da rede de alunos, virtual e presencial, a Rede DJtalD+ se beneficia no campo da interatividade de seus professores e alunos e contribui na construção da rede de alunos no Projeto Alunos em Rede. Confira em outras postagens deste blog a produção atual das escolas da Rede DJtalD+.

Na fotografia vemos O Poeta, Sr. Jair Gonçalves, morador e líder comunitário do Bairro Mário Quintana. Amante do Parque Chico Mendes, como se diz, criou a Rádio A VOZ DO PARQUE, em 2004. Colocava sua rádio embaixo de uma árvore à energia de bateria. Em 2006, com a parceria da DJtalD+, passou a rodar vinhetas e chamadas na voz dos alunos da Escola Chico Mendes. A partir desta ação o Administrador do parque deu-lhe melhor estrutura. Dizia o Poeta: "ele puxou um fio para mim". Foi mais que isso: autorizou-o a transmitir de uma sala e providenciou um out door, para a rádio (foto abaixo).

Hoje a rádio anuncia achados e perdidos, solicita que não mais sejam ateados fogo aos tonéis de lixo nos fins de semana (tem reduzido tal prática), solicita cuidados com árvores e lixo, e, ainda solicita quando necessário que pessoas mantenham cães de raça em sua guia. Segundo ele, o Poeta, essas ações dão resultado quando a rádio funciona plenamente. Maravilha-se com a voz dos alunos e roda a rádio todos, todos, os domingos das 14 às 16h, depois roda a transmissão de jogo de futebol e garante que as pessoas não vão para casa ouvir o jogo e ficam mais tempo no parque.






















Atuais instalações da A VOZ DO PARQUE, que fenômeno maravilhoso que é a rádio poste. Nesta fotografia, ao lado, O Poeta e Diogo, que foi operador de áudio e DJ da DJtalD+ Chico Mendes em 2007 e 2008.






O locutor David Soares Lopes (com microfone), na época , 2006, aluno da escola Chico Mendes, fez locução no primeiro aniversário do Projeto Escola Aberta comemorado no Parque Chico Mendes.



Vídeo: "Quando eu ponho no jogo o pessoal fica

mais tempo no parque"


VÍDEO: "A VOZ DO PARQUE",

Poeta explica origem e equipamento.
"Áudio: depoimento do Capataz sobre a rádio
do Parque.

http://www.myspace.com/djtaldemais


Trajetória na Chico Mendes



acima primeiro cd



acima primeiro "estúdio"




nas três acima Projeto Adote um Escritor
apoio da DJtalD+



Acima segundo estúdio



no pátio da Chico




Na Biblioteca Ruth Rocha grande parceira na Chico


no pátio da Chico



David, grande David, orientava os pequenos
à leitura ao vivo para ganhar o brinde (uma
caneta)



David Soares Lopes, sem comentários....


Esta gravação não tem preço
Trajetória na Ana Íris do Amaral

Alunos da Chico na Ana em maio 2008

Na Ana em maio 2008



Na Ana em maio 2008, sem comentários...


Na Ana
Trajetória na Victor Issler
acima e abaixo oficina na Biblioteca Portal da Leitura, parceira na Victor Issler, Profª Margareth Azevedo e Jesualdo F Freitas

acima apresentação na Victor com alunas da Ana e da Chico

OUTROS PERCURSOS
DJ Piá em oficina na Chico Mendes



OUTROS PERCURSOS
Conversações Internacionais 2006, 2007 (fotos abaixo). E 2008.





OUTROS PERCURSOS
Parceria com SA Produções

GRANDE JORGE O REENCONTRO DA PRODUÇÃO


Aluno: da Chico para o Estúdio, sem comentários...

da Chico para o Estúdio, sem comentários...
SA Produções - Nós tocamos a sua marca.
http://www.saprodutora.com.br/
Av. Protasio Alves, 2959/302Petrópolis
Porto Alegre - RS

http://www.saprodutora.com.br/
fernanda@saprodutora.com.br
LOCUÇÕES
VEJA, TAMBÉM, NESTE BLOG A PARCEIRA
"A VOZ DO PARQUE"
E A EX-ALUNA,
HOJE A PROFISSIONAL,
JAQUELINE CRUZ QUE
TRABALHA NO PROGRAMA
VOCÊ.NET QUE RODA NA ALL TV.
DA DJTALD+ DA ESCOLA
PARA O MUNDO DIGITAL
DA PROFISSÃO.

Entrevista do Flávio Venturini na All TV - Programa Você.net - Maura Roth escrito em quinta 04 junho 2009 22:10 Postado em: http://flavioventurinifasgauchos.musicblog.com.br/159058/Entrevista-do-Flavio-Venturini-na-All-TV-Programa-Voce-net-Maura-Roth/

Por Rogério Ratner
Foi muito legal a entrevista do Flávio Venturini no programa Você.net, comandado pela apresentadora Maura Roth (http://www.mauraroth.com/), na All TV (http://www.alltv.com.br)
Graças à querida produtora Jackeline Cruz, gaúcha que comanda a sucursal sulina do programa, tivemos a oportunidade de mandar uma mensagem ao Flávio, foi muito legal. Super obrigado à Jacke, à Maura, ao Thomas Roth (de quem também sou fã, e de quem tenho os dois LPS, e também o CD lançado contendo as mesmas gravações) e a toda a equipe do programa.
Na entrevista, o Flávio revelou planos de gravar um DVD com o 14 Bis, a exemplo do projeto feito com o Terço, e de sair em turnê, inclusive registrando canções inéditas. Também contou detalhes de sua parceria com Renato Russo. Revelou que a música "Linda Juventude" é dedicada a Milton Nascimento, e falou sobre a produção do DVD "Não se apague esta noite", que está divulgando, com show amanhã em Sampa. Valeu Flávio, um grande abraço dos seus fãs gaúchos.