quinta-feira, 7 de março de 2013

A diversão necessária e a segurança imprescindível

Imagem: http://portalsindicoprofissional.com.br
Divulgamos aos educadores e educomunicadores a sugestão de incluir em seus currículos a ampliação da valorização da festa associada à segurança como fator de consciência e cidadania, mas uma cidadania mais ampla do que cidadania para o consumo.

A questão envolve segurança e divertimento como lícitos, justos e necessários à formação da pessoa, com abrangência para todas as idades com imensos efeitos no que se refere à existência saudável.

Que não se confunda o jovem ou adulto ao dirigir-se a um entretenimento, com estar adentrando área de risco. Os jovens, no caso recente da Boate Kiss, em Santa Maria, dirigiram-se ao local por decisão e iniciativa própria e foram traídos no objetivo buscado e/ou oferecido pelo estabelecimento.

Também em divertimentos diurnos, mais grave que confundir-se na busca de entretenimento. No caso de crianças que levadas pelos pais a uma feira, ou outro qualquer evento e ter seu filho/a prejuizo na sua integridade física a ponto, de perder o couro cabeludo como aconteceu recentemente em dois casos em parque de diversões, ou mesmo uma adolescente perder a vida num destes parques.

Que gravidade se constitui na formação de uma criança ao sentir-se traída no local em que foi levada por tutela de seus próprios pais. Tais acidentes ou, melhor, negligências, precisam ser estancados e a educação e a comunicação aliadas aos novos recursos tecnológicos, podem ser utilizadas para o desenvolvimento da consciência e ação das pessoas na melhor organização da sociedade em que vivem. Importantes ferramentas para a reversão cultural do “jeitinho”, tão brasileiro, de certa forma tão universal, cultural, forte! “Comunicar é construir o mundo” (Paulo Freire)

Por razões como estas propomos um debate intenso que resulte em ações de prevenção como propomos abaixo.

PETIÇÃO SOBRE SEGURANÇA NA BALADA, NAS FEIRAS, NOS PARQUES E MAIS... 

Para que se caracterize na legislação o direito de qualquer pai/mãe ou usuário fiscalizar estabelecimento contendo em mãos uma relação de itens de segurança de cada estabelecimento.

Esta relação de itens seria obtida, ou impressa, de um web/site oficial com informações e avaliação do local e determinações dos órgãos competentes como Bombeiros, Secretaria da Segurança, Prefeitura e todos os órgaõs oficiais designados para estabelecer os itens de segurança necessários para cada local.

Necessária a publicação das exigências para cada estabelecimento, decorrente de suas especificidade ou peculiaridade, disponível para impressão  com objetivo de orientadora para a observação do usuário referente a cada estabelecimento.

Havendo o direito de qualquer usuário ou pai/mãe conferir qualquer item, ou todos eles, acompanhado ou não de especialista em segurança referente aos itens, desde que por sua própria conta.

Para tal deve o estabelecimento estar acessível (aberto) em horário e tempo acessível e suficiente tal exame, em todas as vezes que funcionar horas antes do início do funcionamento rotineiro. Do tipo: se o evento iniciar as 24 horas estar acessível a partir das 21hs, ou se iniciar as 23hs estar acessível a partir das 20hs, valendo também para feiras, parques de diversões, bailes em clubes etc.

Com iluminação e demais condições suficientes para o exame em cada item.

O usuário ou pai/mãe de usuário não poderão sofrer quaisquer constrangimento, durante a vistoria ou durante o decurso da programação do evento, se ocorrer em vários dias, associada a realização de vistoria.

Que o direito à vistoria seja comparável ao direito de ir e vir. E não implique em custo algum para quem examine ou vistorie. Tal como ocorre pela legislação que permite ao freqüentador de restaurante visitar a cozinha.

Ser também um direito do usuário ou pai/mãe enviar relato a quaisquer órgãos oficiais, imediatamente à vistoria através de postagem em web/site oficial com espaço para tal devido à irregularidade observada.

Também ser um direito do usuário divulgar suas observações em quaisquer meios de divulgação, de massa ou não, relatando suas observações.

O proprietário de estabelecimento/s, ou responsável por feiras, etc, poderá ter seu site manifestando sua regularidade.

A existência de web/site de proprietário em nada substitui, reduz ou descaracteriza as observações do usuário ou pai/mãe.

Os observadores nas categorias de usuários não terão poder sancionador aos estabelecimentos, porém terão o direito de cobrar dos órgãos oficiais o não atendimento das irregularidades por eles apontadas.

São algumas contribuições ao debate que venha trazer consciência e o hábito de novo comportamento da pessoa frente ao entretenimento e segurança processando-se desde a idade escolar.

E convidamos para assinar a petição aqui. 

segunda-feira, 4 de março de 2013

História da Música Ocidental em ilustrações

Que bom encontrar um vídeo assim logo no início do ano letivo. Assista porque vale a pena.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Como fazer em casa uma STEDCAM ou estabilizador de câmera

No vídeo abaixo uma importante conversa sobre a proliferação de vídeos em recursos como câmeras simples e celulares, e, como criar um stedcam ou estabilizador de câmera. Também se pode adaptar e criar um tripé.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Oficina de Educom em Guaíba




Em oficina realizada na EMEF Anita Garibaldi em Guaíba/RS, abordamos conceitos da Educomunicação e orientamos uma vivência no Audacity gravando a criação de vinhetas de apresentação da rádio AG a ser criada na sequência.
Com público alvo de alunos da escola na faixa etária de 11 a 14anos e professores de inglês da escola sede e de outras do município numa ação coordenada pela SMED-Guaíba-RS.
A ação ocorreu tendo sido apresentado oralmente os princípios da Educomunicação e após os alunos vivenciaram a produção de identificação da rádio. Após rápido estímulo criaram a uma vinheta de apresentação da rádio e uma identitária. A seguir procedemos a gravação no audacity e a colocação de cortina.
Também demonstramos como criar um programa de rádio e apresentamos o Zararádio.
Percebemos muita familiaridade com a linguagem e com softewares e clareza no entendimento da proposta, por parte dos alunos que pertencem a um município que realiza um festival de vídeo   (11º Festival de Vídeo Estudantil, Mostra de Vídeo – Guaíba/RS) há mais dez anos.
Muito pensei no que escreveria para registrar esta atividade e compartilhar no blog. No momento não consigo racionalizar, apenas registrar a emoção de perceber como o trabalho em educomunicação é imediatamente realizável e demonstra fôlego no apoio da teoria.
Os professores perceberam múltiplas possibilidades e revelaram interesse e otimismo no uso mais amplo de novas ferramentas.
Os alunos relataram em avaliação sobre a oficina as seguintes associações:
Rádio e criatividade;
Simplicidade (no uso de softewares) e melhor qualidade na produção de conhecimento;
Idéia do trabalho em conjunto e colaborativo;
Importância do rádio e importância da escola;
Rádio contribui com a escola;
Importância da comunicação;
Perceberam a associação entre comunicação e educação;
Mexer e trabalhar com a voz;
Poder falar e ser ouvido;
Aprender novos conteúdos;
Aprendizagem e divertimento;
Webrádio, uso de novos softewares e compartilhar conhecimentos com outras pessoas – colaboração;
Relatam que novos meios fazem parte da vida atual e precisam ser conhecidos;
Registram afeto: “... amei... ”, “grata” (por ter participado);
Perceberam com racionalidade (“é preciso atenção na explicação”, “vou pesquisar mais sobre o assunto”);
Mediante estas considerações convido o leitor a analisar a avaliação nos textos de seus próprios autores.
Propus um roteiro para a escrita em alguns itens:

Num pequeno texto dizer:
1. Qual a importância do evento?
2. Qual a importância  pessoal de ter participado neste trabalho?
3. O que acrescentou em experiência, conteúdo, etc.?
4. Deixar um recado para os colegas que farão a cobertura no dia seguinte?
4. (No caso de ser ultimo dia de cobertura) Deixar uma mensagem de encerramento da cobertura.

Nos relatos aparecem, de alguma forma, a expectativa de realizar a cobertura do 11º Festival de Vídeo Estudantil.
Profª Marta Borges.
O encontro foi muito importante, pois abriu um leque imenso de possibilidades. Eu desconhecia os recursos existentes e percebi que não é difícil, basta ter vontade e criatividade.
Precisamos tornar as escolas espaços mais agradáveis e interessantes. Tornar a escola um espaço de descoberta e multiplicação de conhecimentos e habilidades.
Prof. A. M.
Adorei o evento, pois, estimulou muito a todos que participaram. Acho que a maior contribuição para mim foi a noção das dimensões e possibilidades de trabalho com um recurso como este. Já penso nas possibilidades deste trabalho para as minhas aulas de Língua Inglesa.
José Rodrigues Antunes, 11 anos.
A importância que a gente aprendeu sobre rádio.
É que eu aprendi a mexer e criar com rádio.
Porfª Lúcia Ferreira.
Foi um evento muito interessante, que sei acrescentará muito na minha formação pessoal e profissional, pois, com certeza utilizarei com os meus alunos.
Maikel de Abreu Vaz, 11 anos.
  1. O evento nos ensina o trabalho no rádio com a importância a escola.
  2. Minha importância pessoal para aprender outras coisas.
  3. Eu aprendi que nós podemos fazer coisas de rádio.
  4. Nós juntos podemos fazer melhor na nossa rádio.
Mariane Riegen
Achei a oficina muito boa. Muitas idéias apresentadas podem ser adaptadas e usadas com os alunos nas aulas de inglês.
Cassiano Ranne, 12 anos.
1.Explicam a importância da comunicação.
2.Para aprender  outras coisas.
3. A mexer com a voz das pessoas.
4.Bom Trabalho.
5. Até mais.
Gabriele Fonseca, 12 anos.
A gente saber como se faz uma rádio, a gente saber como falar, pra não ficar ruim a voz. Que eu posso aprender varias coisas na rádio.
Colegas que vão fazer, vocês vão achar tri, fazer uma rádio na escola.
Lucas Oriehki, 11 anos
A Importância do evento foi que a gente aprendeu sobre rádio. A importância pessoal foi pra mim eu ter aprendido sobre como fazer uma rádio.  Acrescentei eu poder falar numa rádio, trabalhar nela. Boa sorte colega. Obrigado gente por ter escutado a gente.
Prof. Helen Carvalho
O evento foi de grande valia para ampliação de conhecimentos e aquisição de novas práticas pedagógicas, uso de diferentes mídias e gravação de rádio escolar. Um bom trabalho a ser desenvolvido com os alunos.
Willian Tramontini Frois, 12 anos.
1.Eu achei legal, muito importante.
2.É importante para nós e para ajudar a escola.
3. Foi como experiência muito legal.
4. Eu espero que todo mundo veja isso que é muito legal.
Alan, 12 anos.
  1. Para que nós sabermos a importância da comunicação.
  2. É muito boa.
  3. Que eu aprendi coisas que não sabia.
  4. Eu gostaria que outras pessoas também vejam estas palestras que é muito importante.
  5. Façam porque é uma experiência muito legal.
Clarissa, 13 anos.
1.A gente saber como saber fazer uma rádio na Internet.
2. As pessoas se divertir e aprender coisas novas.
3. Bah a gente fez um monte de coisas legais.
Profª Inez Kepler
A oficina foi maravilhosa.
Espero conseguir reunir meus alunos para fazer aqui na escola uma Bela rádio. Parabéns.
Paulo André Ilha, 13 anos.
1.      Nos ensina a trabalhar mais com webrádio e com programas e com a Internet.
2.      Aprender mais e assim ensinar outras pessoas.
3.      Conheci novos programas como utilizar mais o audacity e como um rádio de verdade funciona.
4.      Espero que gostem.
Prof.ª Joana Ferraz
Participar da Oficina permitiu aos alunos e professores vislumbrar a experiência e a possibilidade de se tornar possível na escola.
É um meio de manter todos na escola informados e possibilitar aos alunos experiências de mídias que vão torná-lo mais ativo e valorizado no seu meio.
Karen Fernanda Mueller, 14 anos.
É, obviamente importante pois estes “novos” meios de se interagir/comunicar estão cada vez mais presentes em nossas vidas e é indispensável aprendermos sobre as mesmas.
Aprendi muitas coisas novas e com toda a certeza essas serão muito úteis para meu futuro (e de todos que participaram).
Foi uma ótima experiência que recomendo a todos. Estou muito grata por poder ter participado.
4.Mesmo com a ótima e clara explicação dada pelo professor Jesualdo é preciso muita atenção e, principalmente, interesse.
Jennifer Alves, 13 anos.
  1. Trazer algo interessante e novo que possamos nos entreter e aprender coisas novas.
  2. Mexo com música, toco violão e canto, música é algo realmente importante para mim, com esses programas fica mais fácil de editar amei.
  3. Como disse antes os programas foram algo que realmente gostei e as dicas com o microfone podem me ajudar muito.
  4. Prestem atenção nas dicas com os microfones, não fiquem conversando alto, e se divirtam muito.

Mylena Borges, 14 anos.
Achei muito importante para explorarmos outros tipos de mídia além do vídeo que estamos acostumados. Vou pesquisar mais sobre o assunto e, além disso, usar o que aprendi na escola, nos vídeos etc. Tentar participar e aproveitar da melhor forma.
Larissa Lima Mendonça, 13 anos.
Para mim a importância que teve esse evento foi a comunicação e educação e gostei muito de participar do evento.
Os alunos que irão fazer esta cobertura que prestem atenção e vão ver que é muito legal.
Bruno da Silva, 12 anos.
É a comunicação com educação. É aprender coisas novas, simples para um trabalho melhor. Esta foi a primeira oficina em que participo então foi uma bela experiência. Obrigado!
O recado que deixo é que prestem atenção e pratiquem o que vão aprender.
É que agradeço por isso e que ajudem vários alunos.
Bruna Kubiack, 13 anos.
O evento foi realmente muito importante tanto para experiência pessoal tanto pra qualquer outra coisa. Aprendi coisas novas e que nem sequer sabia que eram possíveis.
Com isso se pode realizar coisas diferentes e melhorar o que já está sendo feito.
Pra aqueles que terão esta mesma experiência, aproveitem, é incrível.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Entrevista com Prof. Ismar Oliveira Soares sobre a evolução do termo Educomunicação no Brasil

Encontramos esta interessante entrevista no blog Mídias na Educação. Assista abaixo ou confira aqui


Ótima essa idéia da Educomunicação nos Cursos de Pedagogia e que todos os professores sejam educomunicadores na próxima década. Compartilhamos que temos feito alguma coisa nessa perspectiva levando alunos do ensino fundamental, começando em ações de educom, à graduações de Pedagogia e História em Porto Alegre.
E temos projeto de ampliar estes encontros que mostram aos graduandos estas possibilidades de transformação na escola. Veja nossos links:
Em 2012
Em 2011
Em 2010

terça-feira, 5 de junho de 2012

Oficina de Educom na XVIII JORNADA DE ENSINO DE HIDTÓRIA E EDUCAÇÃO DA ANPUH-RS

Realizei oficina de educomunicação na XVIII JORNADA DE ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO da ANPUH-RS, na Universidade do Vale dos Sinos - UNISSINOS, São Leopoldo.

Focando a educomunicação e suas ricas possibilidades para a sala de aula e para a escola apresentamos o rádio, o vídeo, a fotografia e o blog como uma composição interessante na mediação para a História, as demais disciplinas  e para a escola e sua comunidade.

Resultado desta ação postamos a entrevista nas mídias abaixo.

"Aquecimento" para a entrevista.

Vídeo de máquina fotográfica com áudio da câmera.


 Áudio com captação em gravador digital Sony.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Alunos do Ensino Fundamental visitam acadêmicos do Curso de História da UFRGS

Aluna da Escola Victor Issler apresentando o Trabalho da Rádio.
Foto: Jesualdo F. de Freitas
Numa ação de integração de alunos do Ensino Fundamental da rede Municipal de Porto Alegre com acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ocorreu o encontro em sala de aula de Prática de Ensino de História e Estágio, disciplina da Profª Drª Carla Meiners. Lá presente os alunos narraram seu trabalho na rádio DJTALD+ da Escola Victor Issler. Veja mais aqui.